A Revista Gerador, já nas bancas, é uma leitura obrigatória para os amantes da cultura portuguesa. Deixamos aqui uma breve descrição de alguns conteúdos que exploramos nesta edição de Julho:

Grande reportagem sobre os desafios de programar cultura em Portugal

Na grande reportagem desta edição, analisamos como é que a programação cultural é pensada em termos de conteúdos e públicos. Para tal, conversamos com artistas, programadores e académicos portugueses como Cláudia Belchior, presidente do Teatro Nacional D. Maria II, Jorge Barreto Xavier, professor universitário e antigo Secretário de Estado da Cultura, e Selma Uamusse, cantora e compositora.

Artigos sobre Grada Kilomba, Montecampo, arquitetura do Estado Novo e Amarante

Na revista em banca, entre muitos outros tópicos, falamos da Grada Kilomba, uma artista portuguesa que está a dar que falar lá fora, exploramos a marca portuguesa Montecampo fundada em 1978, analisamos a arquitetura do Estado Novo e a forma como a estética foi posta ao serviço de um regime, e até visitamos Amarante, uma cidade do norte de Portugal que vale a pena descobrir.

Crónicas de Salvador Sobral, Luís Sousa Ferreira, Marta Crawford e Pedro Pires

A partir desta edição, temos cronistas regulares na Revista Gerador: Luís Sousa Ferreira, fundador do Bons Sons, assina a crónica Disco Riscado que nos fala de cultura popular; Marta Crawford, sexóloga e autora publicada, escreve a crónica Preliminares que relaciona cultura e com sexualidade; Pedro Pires, CCO/CEO da agência Solid Dogma, trás-nos a crónica Constructo Constritor que levanta questões desconfortantes sobre as marcas e a cultura; por fim, Salvador Sobral, vencedor da Eurovisão em 2017, dá voz à crónica Insónias Produtivas fala-nos da arte e do ser humano.

Obras originais de Matilde Campinho, Marta Ferreira e incalma

Todas as edições da Revista Gerador têm obras artísticas originais. Desta vez, podes ler um texto da poeta Matilde Campilho com o título Flor e Urso, observar fotografias da Marta Ferreira, distinguida como a melhor instagrammer portuguesa nos prémios Insties Gerador 2019, e descobrir ilustrações da designer incalma.

Do Barómetro

Ainda na revista em banca, explicamos como está organizado o Barómetro Gerador Qmetrics, o primeiro estudo anual sobre o comportamento cultural em Portugal, e desvendamos alguns dos resultados obtidos.

Pede a tua Revista Gerador aqui e leva a cultura portuguesa contigo para todo o lado