As inscrições para o curso de Documentário KINO-DOC para o ano letivo 2019/2020 estão abertas até ao final do mês de junho.

O Curso de Documentário KINO-DOC começa em outubro deste ano e decorre até junho de 2020, com aulas de história do cinema documental, técnicas e concretização de documentários. O curso semanal, para além de disponibilizar nove horários à escolha, convida os seus participantes a realizarem um filme documental individual cujo tema à livre.

Com o custo de 65€ por mês, o curso visa curiosos e amadores a expandirem os seus conhecimentos na área do cinema documental. Para quem já concluiu este curso, o KINO-DOC abre também vagas para o Curso Avançado de Documentário KINO-DOC a decorrer de outubro 2019 até ao final da primeira quinzena de julho de 2020.

Estão igualmente abertas as inscrições para a Oficina Super 8, conduzida por Laurent Simões, especialista na área, e consiste num módulo de iniciação ao formato Super 8. Propõe o essencial da teoria e da prática, através de contextualização história e funcionamento de câmaras, projetos, editores e outros acessórios.  A KINO-DOC disponibiliza 14 vagas para cada dia da Oficina Super 8 a decorrer no sábado dia 29 de junho ou domingo dia 30, das 11h às 19h.

O núcleo de cinema documental KINO-DOC foi criado em 2012 com o intuito de democratizar a prática da arte do cinema através de cursos de cinema documental em dois níveis, cujos filmes têm vindo a ser exibidos em telas nacionais como o DocLisboa, e internacionais como o MoMA/Doc Fortnight e Visions du Réel.

Texto de Rita Matias dos Santos
Fotografia de Jeremy Yap disponível via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.