“Começar”, que saiu de cena no início de novembro, está de volta ao Teatro Aberto até ao dia 16 de janeiro. A peça de David Eldrige, numa versão de João Lourenço, junta Clei Almeida e Pedro Laginha para nos mostrar a arte do encontro, mesmo quando somos adultos.
João Lourenço apresentou-nos a sua versão (com base na peça de David Elridge) de uma história de amor dos nossos dias, um encontro cara a cara, de um homem e de uma mulher que se tentam conhecer sem as máscaras, os filtros e as defesas que os encontros digitais proporcionam. "Começar" junta teatro e cinema e também Clei Almeida e Pedro Laginha nos papéis de "Laura" e "Daniel", respetivamente, para subirem de novo ao palco do Teatro Aberto.
A peça lembra-nos de forma comovente que, mesmo na era das redes sociais, os encontros são mais comuns do que imaginamos, e que, "o começar um jogo de amor, com outras pessoas”, continua tão problemático como sempre, tanto ao vivo como nas redes. Laura e Daniel são os dois da mesma geração. Laura tem 38 anos é C.E.O de uma empresa e olha para o futuro de uma forma “obsessiva”, pois atingiu a “idade vital”, onde tem de fazer escolhas para a vida. Já Daniel, de 42 anos, é um homem de classe média baixa, que trabalha numa agência de serviços. Os dois encontram-se numa festa dada pela própria Laura quando esta decide comprar um apartamento de luxo em Lisboa, mas naquele espaço convivem dois mundos distantes.
Nas palavras de João Lourenço, a peça de David Eldrige tem um "diálogo curto, as pausas e os silêncios, o desejo e a hesitação, toda a partitura da força e da fragilidade do começo de uma relação amorosa que aqui se encontra poderia ser interpretada nos seus múltiplos cambiantes por dois bons atores e ser matéria-prima para a criação de um espetáculo simultaneamente leve e profundo."
"Começar" pode ser visto quarta e quinta-feira pelas 19h00, sexta e sábado pelas 21h30 e domingo pelas 16h.
Mais informações, aqui.