"Homenagem à Pacheca e a todas as Pachecas deste mundo"

Obra fotográfica de Mag Rodrigues, originalmente publicada na Revista Gerador 36.
« de 7 »

"O meu pai quando soube que eu era diferente dos meus irmãos, ficou ruim comigo. […] A minha mãe tinha medo de explicar, eu tinha medo também de lhe explicar. Com dezasseis anos, miguei-me com um homem. ‘Tive com ele treze anos. Eu já me vestia de mulher, já eu era travesti. Gostava muito de me maquilhar, dos cabelos. […] Com dezasseis anos, levei uma facada do meu pai. Eu era homossexual. […] Quando ‘tive no hospital, o meu pai estava na cadeia e o médico disse-me: Como é que vai ser? O seu pai está fechado. E eu disse: Eu não quero o meu pai fechado, eu quero que o meu pai me aceite como sou." Pacheca

A Pacheca e todas as Pachecas deste mundo são pessoas que nunca deixaram de ser quem são, mesmo vivendo num ambiente hostil e intolerante. Estas imagens são um aplauso à sua coragem.

Mag Rodrigues é fotógrafa profissional. O seu trabalho foca-se na fotografia de autor e documental, contando já com vários projetos publicados no Público, Expresso, RTP Antena 1 ou Time Out. É autora de projetos fotográficos como “Subsolo” (2018), destacado na Feira do Livro de Fotografia 2018 e vencedor do Best 20 Portfolios em Imago Lisboa Photo Festival 2019, “As Senhoras” (2019), ou “Covidiário” (2020). No meio de tantos projetos, encontra ainda espaço para formar novos fotógrafos no IPCI – Instituto de Produção Cultural e Imagem.

Compra aqui a tua Revista Gerador 36: