De 19 de junho a 18 de agosto, a Casa do Design de Matosinhos recebe Design Macau XX, uma exposição que reúne 60 projetos de 20 estúdios, permitindo um olhar sobre o design feito em Macau após a transferência de soberania para China.

Projeto conjunto do Macau Design Centre e da Associação Cultural Portuguesa, em parceria com a esad—idea Investigação em Design e Arte e a Casa do Design, a exposição dá a conhecer o atual panorama criativo de Macau em áreas como o design de cartaz, de livros, de branding, de embalagem, de produto e de projection mapping. Em destaque estará o trabalho criativo de gabinetes como o Jan Design, o Chii Design, o Cliffs Studio ou o Shidu Art Consultants.

A transferência da soberania de Macau de Portugal para a China, oficializada em 20 de dezembro de 1999, constituiu um momento marcante na história dos dois países. Com a chegada dos portugueses no século XVI, Macau tornou-se numa importante porta de entrada da civilização e da cultura ocidentais na China. Durante quatrocentos anos, o intenso intercâmbio de culturas ocidentais e orientais moldou uma identidade muito própria para o território que foi o primeiro entreposto europeu na China e a última colónia europeia no país.

Após 1999, o ritmo e dinâmica do território alteram-se radicalmente. Crescentemente influenciada pela cosmopolita vizinhança de Hong-Kong e pela economia chinesa, a identidade cultural macaense deu origem a um inventivo processo de criação na área do design, que a exposição "Design Macau XX" agora procura dar a conhecer.

Local: piso zero da Casa do Design, Matosinhos

Data e hora: 19 de junho a 18 de agosto, segunda a sexta das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, sábados, domingos e feriados das 15h00 às 18h00

Preço: entrada livre

Fotografia de esad Matosinhos

Se queres ler mais sobre a agenda da cultura em Portugal, clica aqui.