fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Mescla com Raúl Cantizano + Los Voluble

Raúl Cantizano (Sevilha, 1973) é um guitarrista impressionante, um explorador dos limites do instrumento e…

Texto de Redação

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Raúl Cantizano (Sevilha, 1973) é um guitarrista impressionante, um explorador dos limites do instrumento e dos géneros musicais. A sua música, entre flamenco, ambient, improvisação e rock, é experimental no sentido mais amplo da palavra. Podemos ouvir a guitarra de Raúl em diversas gravações a solo e em muitas colaborações com outros artistas.
O seu mais recente trabalho, Zona Acordonada, um concerto audiovisual de guitarra flamenca, foi produzido em conjunto com os Los Voluble e acaba de ser editado por La Castanya.
Los Voluble (Pedro e Benito Jiménez) produzem, há duas décadas, sessões ecléticas de dança com base na experimentação audiovisual, em que misturam material de arquivo, música eletrónica e cinema ao vivo, com o objetivo de refletirem sobre a heterodoxia do flamenco, da cultura cigana e do partido enquanto ação política.
Raúl Cantizano e Los Voluble apresentam-se no Festival Internacional de Guitarra de Guimarães no dia 27 de dezembro, no âmbito da programação da Mostra Espanha 2021.

Esta é a lista de 10 músicas de autores portugueses que o conjunto partilhou connosco, com algumas notas que justificam as suas escolhas:

"Com esta mescla, queremos apagar os limites que o convencional quer estabelecer. Não há nada que impeça a música de se desenvolver em qualquer direção, vamos, então, manter os nossos ouvidos abertos e ouvir como o mundo soa, quão múltiplo e díspar o seu som pode ser. Vamos parar de rotular e categorizar tudo. Não há limites porque as possibilidades são infinitas.
É sempre reconfortante relembrar a forma como o cineasta José Val del Omar termina os seus filmes: Sinfin."

Dj Narciso (RS Produções) – "Guerreiro"
Niagara – "Damasco"
Nídia – "Puro Tarraxo"
Pedro Tudela – "On Paper"
Marcelo dos Reis - "Pedra Contida - Xisto"
Maria Teresa de Noronha – "Rosa Enjeitada"
Pedro Tudela  – "Playing"
Filipe Felizardo – "Comehoming at War, Us Newts"
Vários Artistas  – "Antologia de Música Atípica Portuguesa, Vol. 2"
Vitor Joaquim  – "No End"

Todas as segundas sintoniza no site Gerador e descobre as Mesclas aqui.

Fotografia da cortesia de Raúl Cantizano e Los Voluble

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

7 Julho 2022

Mãos Dadas: Dia Mundial do Chocolate

15 Junho 2022

O programa EP COLAB junta os chefs Leandro Gil e Pablo Donoso numa batalha gastronómica

5 Junho 2022

De Mãos Dadas: Dia Mundial do Ambiente

20 Maio 2022

Maribel López: “A cena artística portuguesa é fortemente arraigada, mas com uma visão internacional”

2 Maio 2022

Assiste a 6 de maio à conversa dedicada às tendências e desafios da indústria literária

2 Maio 2022

De Mãos Dadas: Dia Mundial do Atum

29 Abril 2022

Dia Mundial da Dança: o corpo enquanto prática de elaboração social

6 Abril 2022

De Mãos Dadas: Dia Internacional do Desporto

4 Janeiro 2022

EP Colab: assiste à conversa onde vamos debater as Políticas de Sustentabilidade nas Artes

27 Dezembro 2021

Mescla com Capsula

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Patrimónios Contestados [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Artes Performativas: Estratégias de venda e comunicação de um projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

3 MARÇO 2025

Onde a mina rasga a montanha

Há sete anos, ao mesmo tempo que se tornava Património Agrícola Mundial, pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), o Barroso viu-se no epicentro da corrida europeia pelo lítio, considerado um metal precioso no movimento de descarbonização das sociedades contemporâneas. “Onde a mina rasga a montanha” é uma investigação em 3 partes dedicada à problemática da exploração de lítio em Covas do Barroso.

20 JANEIRO 2025

A letra L da comunidade LGBTQIAP+: os desafios da visibilidade lésbica em Portugal

Para as lésbicas em Portugal, a sua visibilidade é um ato de resistência e de normalização das suas identidades. Contudo, o significado da palavra “lésbica” mudou nos últimos anos e continua a transformar-se.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0