De 10 a 11 de agosto, das 10h às 02h, São Luís, no concelho de Odemira, transforma-se em centro de artes e convívio para receber nas suas ruas a 5.ª edição do MONTRAS - Mostra de Artistas e Artesãos.

Com o objetivo de construir uma ponte entre a população original da aldeia, os novos residentes e a comunidade de artistas que ja tem uma dimensão considerável, a Rua do Comércio torna-se o centro da aldeia, mostrado o que nela há de melhor. No dia 10, Ana Gabriel através de uma intervenção artística que mistura teatro e dança com as suas pernas altas, dá início ao MONTRAS, onde os edifícios e as monstras das lojas são telas de amostra de vários criativos, levando os aldeões e visitantes a a saírem à rua.

Durante dois dias a aldeia no litoral alentejano acolhe intervenções teatrais, performances, instalações, exposições e ainda concertos que invadem os espaços da aldeia a favor do convívio.

Durante as quatro edições que têm vindo a decorrer na maior freguesia do concelho de Odemira, têm passado pela Rua do Comércio, diferentes caras que expõem obras com história, entre eles Joana Vasconcelos, João Veiga, ou ainda peças dos Storytailors, atuações de Irene Lima em quarteto com António Figueiredo, Jorge Gonçalves e Ricardo Lopes.

O MONTRAS é um convite aberto para viver a aldeia de uma forma diferente, experimentar o potencial de uma pequena comunidade e participar neste evento colaborativo, criado por todos e para todos.

A Transição São Luís e a comunidade local – artistas, artesãos, lojistas e habitantes de São Luís, Ateneu do Catorze, Cultivamos Cultura e a Destilaria do Ferrador, com o apoio doMunicípio de Odemira, Junta de Freguesia de São Luís, Casa do Povo de São Luís e Sociedade Musical e Recreativa Sanluizense são os organizadores da quinta edição do MONTRAS.

Local: São Luís, Odemira

Data e hora: 10 e 11 de agosto, das 10h às 02

Preço: entrada livre

Fotografia de ©Horácio Rodrigues

Se queres ler mais sobre a agenda da cultura, clica aqui.