De 9 a 15 de Abril, Noite Viva estará no palco do Teatro Aberto no nosso escrã. A obra de Conor McPherson, encenada por João Lourenço e Vera San Payo de Lemos e interpretara por Anna Eremin, Bruno Bernardo, Filipe Vargas, Rui Mendes e Vítor Norte, passa-se ao redor de um encontro nocturno entre Tomás e Ana.

"Sem grandes perspectivas de futuro, Tomás vai sobrevivendo com esquemas e trabalhos ocasionais" até à noite em que conhece Ana, depois de assistir a uma agressão que esta sofreu à saída de um bar. Tomás leva para casa aquela que o vivificará, despertando sentimentos e sonhos adormecidos, independentemente dos 40 anos que os separam. "É uma noite viva onde irrompem acções e emoções inesperadas e perturbadoras. E noite após noite procura-se a estrela que vai guiar o caminho", lê-se na descrição.

A peça apresenta um hibridismo de linguagens, entre o teatro e o cinema, o que não é novidade nas peças de João Lourenço. As personagens são seguidas com a câmara, o que permite uma simultaneidade de histórias, que acompanham a que se está a contar ao vivo.

Sabe mais aqui.

Fotografia de Daniel Viana Martins