Abrem hoje, dia 27 de janeiro, as candidaturas à Bolsa Reportagens Essenciais Gerador, a nova bolsa de jornalismo destinada a jovens jornalistas formados ou ainda em formação, até aos 35 anos. Esta é a primeira de mais três bolsas que serão atribuídas ao longo do ano de 2021, de três em três meses.

No ano que se inicia, dentro do contexto particular da pandemia da COVID-19, os meios de comunicação permanecem como um elemento fundamental para divulgar e analisar a informação mais relevante. Ao mesmo tempo, o setor atravessa uma crise profunda.

Neste ano de incertezas para a atividade, a Bolsa Reportagens Essenciais Gerador pretende apoiar o jornalismo e os jornalistas, com enfoque nos profissionais mais jovens, que têm mais dificuldade a aceder aos recursos e ferramentas necessárias para desenvolver reportagens de investigação. Por isso, desenhámos uma bolsa compatível com uma ocupação estudantil ou profissional de tempo inteiro, permitindo desenvolver uma reportagem ao longo de um período extenso de tempo, como atividade paralela. 

Assim, se és jornalista ou formado em jornalismo, e tens até 35 anos, esta bolsa é para ti :-)

Candidata-te a este desafio com a tua ideia, para desenvolveres uma reportagem de investigação, com duração de três meses e acesso a recursos técnicos, humanos e financeiros fornecidos pelo Gerador, a ser publicada integralmente em todas as nossas plataformas: revista, site e redes sociais. O valor da bolsa é de 1.250 euros: 1.000 euros referentes ao orçamento máximo de gastos em recursos técnicos para a reportagem e 250 euros de prémio monetário para o vencedor.

As candidaturas abrem hoje e todos os cidadãos nacionais ou estrangeiros residentes em Portugal podem concorrer, desde que as propostas sejam feitas a título individual e escritas em português. Na candidatura deves apresentar: CV; cópia da carteira de jornalista ou certificado de licenciatura; e uma entrevista ou reportagem publicada.

Podes enviar a tua candidatura até 12 de fevereiro às 22h00, e o vencedor é anunciado no dia 19 de fevereiro. A avaliação das propostas terá em consideração os seguintes pontos: Adequação à estratégia editorial do Gerador; Relevância jornalística; Oportunidade temporal; Diversificação da apresentação; Detalhe orçamental; e Calendarização das tarefas a apresentar. 

Descobre aqui como podes enviar-nos a tua candidatura, bem como o regulamento com tudo aquilo que precisas de saber.