É já hoje que tem início o novo ciclo de conversas intitulado Serralves S+T+Arts Talks, a iniciativa da Fundação Serralves que quer fomentar a discussão e “estimular a relação entre arte, ciência e tecnologia”.

A primeira sessão, agendada para as 18h, vai incidir sobre O papel emergente das artes na transição digital verde - o caso de Portugal: como a colaboração de empreendedores, ciência, tecnologia e artes é crucial para as economias e sociedades contemporâneas. Esta, que é a primeira conversa do novo ciclo, pode ser acompanhada on-line, sendo necessária inscrição prévia.

A conversa versará sobre “o contexto português e europeu, discutindo o papel emergente das artes na promoção e implementação da transição digital verde”, segundo a organização. “Serão abordados estudos de caso em Portugal, no contexto da atual presidência da UE, e serão estabelecidas ligações aos Pólos Europeus de Inovação Digital assim como referidos possíveis contributos de organizações nacionais para esta transformação”, de acordo com nota de imprensa enviada ao Gerador.

O painel terá como intervenientes o Secretário de Estado para a Transição Digital, André de Aragão Azevedo, a Presidente do Conselho de Administração da Fundação de Serralves, Ana Pinho, o perito sénior na Comissão Europeia, Ralph Dum, a Eurodeputada Eva Kaili e o artista Leonel Moura. O debate será moderado por Luis Miguel Girão, especialista em processos de interação de arte, ciência e tecnologia.

As sessões previstas no âmbito do Serralves S+T+Arts Talks promoverão o debate “com base em actividades concretas, já realizadas ou ainda em curso, no âmbito da Iniciativa do Mercado Digital Único da União Europeia (UE) S+T+ARTS – Science, Technology and the Arts”.

A iniciativa surge no âmbito da missão assumida pela Fundação Serralves, que diz pretender “estimular o interesse e o conhecimento pela arte contemporânea, pela arquitetura, pela paisagem e por temas críticos para a sociedade e seu futuro, designadamente no âmbito da sustentabilidade e da ciência e tecnologia”.

Local: On-line;
Horário: 14 de abril às 18 horas;
Preço: Gratuito (mediante inscrição prévia)

Fotografia via Unsplash