De 22 de junho a 22 de julho, as paredes das ruas de Marvila preenchem-se pela quarta vez com o projeto Poster Mostra com o trabalho de 20 convidados e de 10 vencedores do Open Call.

Passando pelos diversos eventos que marcaram a história, o póster foi um dos meios de comunicação, informação ou ainda desinformação que mais presente esteve. Desde a sua importância na política, da Primeira Guerra Mundial, à propaganda nazi e soviética, passando pelo lado estético e acessível das revoltas estudantis de Maio 68, até à simples publicidade, o póster reinventa-se a cada época perpetuando o seu caráter de difusão de mensagens simples a serem descodificadas, sobrevivendo à era do numérico. 

Em tom de homenagem, e mostrando que o póster permanece influente nos dias que correm, que o evento Poster Mostra, carateriza-se como uma galeria pública a céu aberto, que ganhou vida pelo Departamento®, com objetivo de mostrar arte e palavra através da liberdade criativa que o póster permite em 150 centímetros por 218, através de fotografia, desenho, ilustração ou mix media.

As paredes desta galeria a céu aberto serão as ruas de Marvila. A cidade tem vindo a ganhar um lugar relevante na nova cena artística lisboeta e reivindica-se sendo um espaço culturalmente livre e aberto a novas abordagens. Em comunicado de imprensa, o responsável pelo Departamento®, Bruno Pereira, procura “encher de novo as ruas de Marvila com arte, design, ilustração, poesia. O poster é o meio de comunicação mais poderoso da história. Muito mais impactante do que um post, mil vezes mais genuíno, livre e independente. Convidamos as pessoas a irem para a rua, vamos estar nas paredes.”

O evento está igualmente ligado a diversas marcas que pretendem reforçar a sua ligação com a arte, Bruno Pereira acrescenta ainda que “o póster é, por excelência, um evento de arte pública que valoriza um suporte publicitário que atravessou décadas e que as marcas utilizaram para amplificar as suas mensagens. Hoje, a criatividade na ativação das marcas junto dos seus públicos e consumidores tem sido cada vez mais relevante pelo que estamos sempre abertos em colaborar com marcas que valorizem o terreno da arte em geral e amplifiquem a cultura”.

Pelas edições anteriores, passaram nomes como Wasted Rita, André Beato, Vera Marmelo, Valter Hugo Mãe e ainda os Dead Combo. Para a quarta edição do POSTER, os vencedores da open call ainda estão alguns por anunciar, contudo a presença de alguns dos 20 convidados tem vindo a ser desvendada. Arlindo Camacho, AKACORLEONE e ainda o graphic designer e ilustrador Bruno Lisboa serão alguns dos nomes que prometem encher as ruas de Marvila de criatividade para homenagear um dos meios de comunicação mais antigos.

Texto de Rita Matias dos Santos
Fotografia de Departamento®

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.