Nos dias 12 e 13 de dezembro, o Teatrão promove mais uma masterclass – “Da ideia ao traço (criar o espaço)” – desta feita com Fernando Ribeiro e Maria João Brilhante.

Durante o fim-de-semana, a dupla de profissionais das artes cénicas debruça-se sobre a crição do espaço cénico em teatro. Vão expor e debater as duas visões deste processo de criação: a definição de que “o teatro acontece quando alguém atravessa um espaço e é olhado por outros ao fazê-lo”, em confronto com os “espaços cénicos e a sua transformação como algo ao serviço do texto”, e “que existe para materializar os lugares onde as ações acontecem, referidos ao mundo conhecido ou imaginável”.

 Nesta masterclass, a companhia de teatro afirma querer “ouvir e ver o que Fernando Ribeiro tem para nos dizer acerca desse gesto que puxa traços (digitais?) a partir de uma ideia para criar temporariamente um mundo em cena”.

O programa de formação Casa Aberta é promovido pela companhia Teatrão, desde 2018, em parceria com o Centro de Estudos de Teatro FLUL, com o objetivo de incentivar à partilha e reflexão de processos de trabalho entre criadores, profissionais e estudantes de Artes Performativas. O programa tem a curadoria de Maria João Brilhante, responsável pelo Centro de Estudos de Teatro.

As incrições estão abertas até dia 9 de dezembro através do email info@oteatrao.com. O preço da masterclass é de 50€ para público-geral e 40€ para estudantes.

Mais informações aqui.

Texto de Bárbara Dixe Ramos
Banner Casa Aberta

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.