fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

PSOFriends: a sitcom onde a psoríase é protagonista 

Estreia no dia 29 de outubro uma série pensada para pôr os espectadores no lugar…

Texto de Redação

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Estreia no dia 29 de outubro uma série pensada para pôr os espectadores no lugar de jovens com psoríase. Organizada pela PSOPortugal - Associação Portuguesa de Psoríase e com direção de Luís Filipe Borges, PSOFriends é uma sitcom que junta “6 doentes transformados em atores”. O objetivo principal, na verdade, é mostrar que ninguém está sozinho.

Bruno Leite, Helena Guia, Isabelle Couto, José Fernando Osório, Tatiana Ferreira e Vera Reverendo juntam-se na sua primeira experiência como atores e atrizes. Em comum têm o facto de serem jovens com psoríase, que vivem, pensam e sentem de forma individual, mas com alguns momentos coincidentes. 

De acordo com o comunicado de imprensa, PSOFriends é “uma série para todos”. Estreia simbolicamente no Dia Mundial da Psoríase, nas plataformas da PSOPortugal, e promete não deixar ninguém indiferente. 

“Uma série que retrata a força da amizade e a importância da empatia, que derruba mitos e preconceitos. E vai mesmo mais além, mostrando que ninguém está sozinho e que a aceitação existe, a dos outros e, acima de tudo, a de si próprio. Com leveza e descontração, PSOFriends irá ajudar a sociedade a perceber e a sentir que a psoríase não é contagiosa, não é descuido, não é desleixo”, refere Jaime Melancia, Presidente da PSOPortugal, no comunicado de imprensa. 

Acrescenta ainda que depois de realizarem o estudo «Psoríase: o impacto e a gestão da doença nos jovens em Portugal» perceberam que “por trás de tudo o que os doentes relatam a viva voz há uma solidão silenciosa que é preciso combater”. “E por isso criámos PSOFriends: para que todos saibam e sintam que ninguém está sozinho.”

Em Portugal, estima-se que existam 200 mil pessoas com psoríase. A PSOPortugal tem vindo, desde 2005, a defender os direitos das pessoas que sofrem desta doença inflamatória crónica. Sabe mais sobre a PSOPortugal, aqui

Fotografia disponível via Unsplash

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

24 Novembro 2025

Valter Hugo Mãe distinguido com o Prémio Legado Jovens Criadores

24 Novembro 2025

Recorda o terceiro e último dia da Mostra Nacional Jovens Criadores 2025

24 Novembro 2025

Conhece os vencedores da Mostra Nacional Jovens Criadores 2025

24 Novembro 2025

Alexandra Aragão: “O Direito deixou apenas de sancionar quem faz mal ao ambiente e passa a incentivar comportamentos benéficos”

23 Novembro 2025

Segundo dia de Mostra Nacional Jovens Criadores. Vê aqui algumas fotos

22 Novembro 2025

A Mostra Nacional Jovens Criadores está em Santarém. Vê as primeiras fotos aqui

21 Novembro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

20 Novembro 2025

És jornalista ou estudante? Participa na formação sobre o papel estruturante dos rios

20 Novembro 2025

Fica a conhecer Ricardo Gonçalves Dias, vencedor de literatura na MNJC24

19 Novembro 2025

Simona, Lisboa faz-te feliz? Vê a sétima entrevista deste projeto

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

17 novembro 2025

A profissão com nome de liberdade

Durante o século XX, as linhas de água de Portugal contavam com o zelo próximo e permanente dos guarda-rios: figuras de autoridade que percorriam diariamente as margens, mediavam conflitos e garantiam a preservação daquele bem comum. A profissão foi extinta em 1995. Nos últimos anos, na tentativa de fazer face aos desafios cada vez mais urgentes pela preservação dos recursos hídricos, têm ressurgido pelo país novos guarda-rios.

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0