Revista Gerador 29 já está nas bancas num quiosque perto de ti, com uma grande reportagem sobre o Cinema Documental em Portugal. Se ainda não viste o trailer desta reportagem, espreita tudo aqui.

Nesta edição, exploramos também as mudanças atuais de (dar a) ver cinema, abordando o universo das plataformas de streaming como a Netflix, a HBO e a Filmin, e tendo como base resultados do Barómetro Gerador Qmetrics, o estudo anual sobre a percepção da cultura em Portugal.

O teatro documental é outra das temáticas que podes ler nas nossas páginas. Sentámo-nos com encenadores, atores, dramaturgos e diretores artísticos para saber mais sobre o “teatro do real”, um género que aborda dimensões políticas e históricas como o colonialismo português e o Estado Novo.

Falamos também do estacionário português que, embora não seja uma área apenas do domínio da portugalidade, faz sem dúvida parte da nossa memória. Afinal, quem não se recorda da Tabuada do Ratinho, dos livros de atas da Firmo ou das Sebentas do Estudante da Papelaria Fernandes?

Por último, conversámos com personalidades que nos representam em Portugal e além-fronteiras. Tomámos um café na Central Gerador com a artista Vanessa Teodoro, uma referência incontornável no panorama da arte urbana e da ilustração, que já trabalhou com marcas como IKEA, Lacoste, Louis Vuitton e YouTube. Conhecemos ainda o Marcelino Sambé, bailarino principal do Royal Ballet na temporada 2019–2020 e distinguido pela Forbes na lista dos «30 Under 30».

Estes são apenas alguns dos temas que podes ler nesta nova Revista Gerador. Pede a tua Revista Gerador aqui para devorares o resto ;)
Capa de Uma Joana