A Revista Gerador 30 chegou às bancas para nos pôr a todos a pensar a lusofonia como espaço de reconstrução da memória coletiva. Na grande reportagem de capa convidamos-te a refletir sobre este tema de mão dada com o testemunho de académicos, artistas e entidades dos países de língua oficial portuguesa.

Nesta edição podes ainda descobrir as obras inéditas do artista plástico Francisco Vidal, da fotógrafa Teresa Pamplona e do escritor Valério Romão, criadas especialmente para a nossa nº 30.

Luaanda Rising é o nome da obra gráfica de Francisco Vidal, um conjunto de desenhos que são, em si mesmos, uma pequena reflexão do autor sobre o conceito de lusofonia. Vêm acompanhados de um texto em kimbundo e em português, cujas palavras são riscadas com um traço que as nega, mas que também as confirma.

Lisboa: Ponto de Miragem é a obra fotográfica de Teresa Pamplona, um projeto que retrata seis artistas nos seus locais de criação. Artistas como Jéssica Soveral (Brasil), Cristina Vizir (França) ou Maria de Sá (Portugal) são alguns dos nomes retratados nestas imagens. Podes descobrir o site da fotógrafa, criado especialmente para este projeto, aqui.

Por fim, Uma pequena história para adultos ingénuos é a obra literária inédita do escritor Valério Romão escrita especialmente para esta edição da Revista Gerador. Valério Romão nasceu em França, licenciou-se em Filosofia e tem escrito contos, peças de teatro, feito traduções e colaborado com diversos artistas nacionais. Foi selecionado como Jovem Criador nacional no início do século e tem vários livros publicados, como são exemplo a trilogia composta por Autismo, O da Joana e Cair para Dentro. Escreve, ainda, regularmente para o jornal Hoje Macau.

Pede a tua Revista Gerador 30 aqui e recebe-a diretamente em casa. Se fores Sócio Gerador passas a ser assinante da revista o que quer dizer que a recebes no correio mesmo antes de ir para as bancas. Descobre todas as vantagens de ser Sócio Gerador aqui.

Créditos - fotografia de Diana Mendes e ilustração na capa de Mantraste
revista-gerador-lusofonia