Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Rita Onofre lança o seu single, “Haja Sempre”

A intérprete e compositora Rita Onofre, lança o seu primeiro single “Haja Sempre”, no dia…

Texto de Raquel Rodrigues

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

A intérprete e compositora Rita Onofre, lança o seu primeiro single "Haja Sempre", no dia 15 de Maio, que ficará disponível em todas as plataformas digitais. É o primeiro tema do seu primeiro EP.

A música e a letra são de Rita Onofre, a produção de Choro (Miguel Laureano) e a mistura e masterização de Vítor Gomes Teixeira. "Esta e as próximas músicas têm muito a ver com adolescência, que eu acho que nunca vou abandonar, e sobre crescer num mundo que está bastante deficiente".

Nasceu no meio da música. O seu pai sempre tocou guitarra e espalhou esse desejo pela casa. "O meu pai tocava as bossas e a minha mãe cantava. Nas sextas-feiras e nos sábados, à noite, jantávamos sempre tarde, porque ficávamos a cantar", conta. Completou o ensino secundário na Escola Profissional de Imagem. A sua formação também passou pelo Hot Clube Escola de Jazz Luís Villas-Boas. Com a banda Sease, editou um álbum e dois EP's. A música sinaliza a importância do apoio da família no seu percurso.

Caracteriza-se como pertencente a esta geração de indie e dos novos cantautores/as, que têm vindo a redescobrir a língua portuguesa e a aprender a "tratá-la com respeito e amor".

É no quarto, no silêncio e na solidão da casa, que surgem os seus "fantasmas, que não têm que ser propriamente maus", que lhe trazem as primeiras letras e sons, destinados a seguir para o mundo. "Expor os medos e os sonhos é um acto importante porque cria empatia, e a empatia cura muita coisa. Não estou a dizer que sou curandeira de alguma coisa. Acho que, se há algum papel que a minha música possa ter, é esse, de transformar estados de espírito", partilha.

O seu projecto a solo tem sido produzido por Miguel Laureano e o processo de gravação decorreu no período de quarentena, o que foi um desafio. "Tínhamos uma chamada de WhatsApp ligada, enquanto tínhamos o audiomovers, que transmite o som de um computador para outro, em tempo real e com qualidade real. Então, conseguia acompanhá-lo, enquanto estava a produzir. Isto é, descobri formas de fazer as coisas acontecerem, mesmo com estas limitações", explica. Ainda sobre a partilha da sua música neste tempo, diz que "é a coisa mais acertada que se pode fazer", "não deixar que isto impeça o movimento da vida". Trata-se de uma "sensação de guerrilha, conclui.

Texto de Raquel Botelho Rodrigues

Artwork de Marta Emauz Silva

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

8 Maio 2026

Dia Mundial da Migração dos Peixes com celebração dedicada no rio Alviela

1 Maio 2026

Está a chegar o Cultivar, o novo simpósio dedicado à gastronomia e cultura alimentar

8 Abril 2026

Paul da Goucha, em Alpiarça, recebe uma das maiores iniciativas mundiais de ciência cidadã

6 Novembro 2025

Ovar Expande: ser cantautor para lá das convenções

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Autor Leitor: um livro escrito com quem lê 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

20 abril 2026

Futuro ou espaço de incerteza? A visão de Diogo Cândido sobre o ensino superior

Para muitos jovens o ensino superior continua a ser o percurso natural, quase obrigatório, para garantir um futuro melhor. Apesar disso, nem todos os que escolhem seguir este caminho encontram uma realidade correspondente às expetativas. Neste projeto, procuramos perceber, através de uma reportagem aprofundada e testemunhos em vídeo, o que está realmente a em causa no ensino superior em Portugal. O que está a afastar os jovens? O que os faz ficar ou sair? E, sobretudo, que país estamos a construir quando estudar se transforma num privilégio ou num risco.

16 fevereiro 2026

Com o patrocínio do governo, a desinformação na Eslováquia está a afetar pessoas, valores e instituições

Ataques a jornalistas, descredibilização da comunicação social independente, propagação de informação falsa, desmantelamento de instituições culturais. A desinformação na Eslováquia está a crescer com o patrocínio dos responsáveis políticos, que trazem para o mainstream as narrativas das margens. Com ataques e mudanças legislativas feitas à medida, agudiza-se a polarização da sociedade que está a prejudicar a democracia e o sentimento europeísta.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0