"CH2=CH2"

Obra fotográfica de Rúben Caeiro, originalmente publicada na Revista Gerador 27.
« de 6 »

"O projeto final da experiência Erasmus+, desenvolvido ao longo de 3 meses que vivi em Berlim, assume-se como uma reflexão pessoal que resulta numa abordagem fotográfica centrada no tema “Plásticos e os seus problemas de deterioração no meio ambiente”, tais como: o aumento da poluição mundial nos oceanos, a deformação dos animais que neles habitam e as suas complicações. Como consequência surge um problema ambiental que afeta todos os seres vivos, principalmente os marinhos. 

O foco do projeto é usar o corpo humano como um elemento representativo desses seres vivos e das suas dificuldades perante esta problemática, através da Fotografia Conceptual e de uma visão artística. A intenção deste projeto é alertar para este problema e para a necessidade urgente de refletirmos e tomarmos uma atitude acerca do mesmo. E se fossemos nós? Com um fôlego direto em plástico durante 10 segundos, morreríamos por asfixia. Ao mesmo tempo, vão milhões de toneladas parar aos oceanos, que demoram mais de 100 anos a deteriorar-se completamente fazendo com que nós estejamos a ingerir micropartículas desse mesmo plástico." por Rúben Caeiro

Artistas fotografados:

  1. Albano Jerónimo
  2. Rui Unas
  3. Margarida Pinto Correia
  4. Chef Kiko
  5. Patrícia Mamona
  6. Benedita Pereira


Natural de Faro, é fotógrafo e trabalha na área de fotojornalismo, desenvolve trabalhos autorais e como fotógrafo profissional. Atualmente, é formador e assistente de fotografia na ETIC Algarve.