O lançamento do livro de Carlos Costa acontece dia 8 de maio, às 17h00, no Mira Forum, no Porto. Contando com a apresentação de Miguel Guedes (músico, jurista, comentador) e atuação do cantautor Valter Lobo, a comemoração recaí sobre um romance vivido na cidade do Porto, em que o contexto político e as personagens bebem dos contextos reais.

Carlos Costa, fotografia de Alice Costa

Skyline conta uma história que envolve uma Câmara Municipal empenhada numa grande obra (a mudança da Ponte Dona Maria Pia para junto da Praça da República), uma SAD do Futebol Clube do Porto (FCP) dominada por uma empresa pública chinesa e um outro clube que resultou de uma secessão no FCP. que acaba por se debruçar numa polémica com uma super Liga europeia. O enredo envolve personagens como o Presidente da Câmara, a Vereadora da Cultura e o Diretor da Ágora. Para completar surge ainda um grupo de resistência ao modelo de desenvolvimento da cidade - e às relações desta com um grupo financeiro.

Partindo de "fragmentos do real" e de uma investigação sólida, o autor viu-se na inevitabilidade de cruzar acontecimentos reais com a ficção, "a poucos dias do lançamento, sinto que esse real a quem roubei fragmentos regressa, aqui e ali, para confundir ainda mais as diferenças que o aproximam da ficção; ora porque a distopia do futuro se antecipa, tombando sobre o nosso (ainda) presente, ora porque a realidade afirma ser sua alguma da ficção que eu jurava (juro?) ter imaginado." "Enfim, que melhor parto poderia haver para uma obra e para um autor que sempre se quiseram perder por entre as contradições de uma cidade?", acrescenta o autor.

Local: Mira Fórum, Porto.

Horário: 8 de maio às 17h00.

Fotografia de Pedro Ramalho