fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Solar Corona apresentam Lightning One no Porto

Depois de uma digressão e uma passagem por Lisboa, os Solar Corona apresentam o primeiro…

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Depois de uma digressão e uma passagem por Lisboa, os Solar Corona apresentam o primeiro disco de estúdio, Lightning One, no dia 19 de maio, no Ringue do CCOP, no Porto.

A banda surge “daquele terceiro boom de bandas barcelenses” inspirada por outras bandas  mais velhas da região, afirmou Peter Carvalho, o baterista, ao Gerador. Começaram em 2013, numa altura “em que estava muita malta adolescente a tocar em bandas novas [e] três amigos ali dos lados de Viana do Castelo juntaram-se para tocar”, mas três anos mais tarde já tinham parado, até Rodrigo Carvalho, do rapaz do improviso de guitarras e do sintetizador, ter desafiado Peter e Zé Roberto Gomes, o baixista, para continuar a desenvolver a banda à qual o saxofonista Julius Gabriel se juntou.

Lightning One não é o primeiro trabalho de estúdio, mas é o primeiro longa-duração da banda que mostra para o que se estavam a guardar durante estes anos. Peter acrescenta ainda que “para chegar ao disco, tivemos que ensaiar muitas vezes. Há ensaios que não rendem muito, há outros em que temos a sorte de poder tomar uma decisão forte e andar com a música para a frente. Chegamos lá como toda a gente chega”.

O disco será apresentado no dia 19 e conta também com a presença de Dreamweapon, Instituto Fonográfico Tropical e Pop’lar. Tanto Solar Corona, como Dreamweapon, são bandas saídas das fornadas escaldantes da Lovers&Lollypops e uma vez questionado sobre a cena musical barcelense, Peter diz que a vê “um bocado através de memórias. Não está morta nem perto, simplesmente nunca foi o Manchester que toda a gente insiste em romantizar, como se não houvessem mais filmes no mundo. Há muita malta musical em Barcelos, não tem é resultado em muita música nova. Alguma se procurarem.”

Texto de Rita Matias dos Santos
Fotografia de Renato Cruz Santos

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

22 Abril 2025

“Pressão crescente das entidades municipais” obriga a “pausa criativa” dos Arroz Estúdios

17 Abril 2025

Estarão as escolas preparadas para os desafios apresentados pela IA? O caso de Portugal e da Bélgica 

17 Março 2025

Ao contrário dos EUA, em Portugal as empresas (ainda) mantêm políticas de diversidade

6 Janeiro 2025

Joana Meneses Fernandes: “Os projetos servem para desinquietar um bocadinho.”

23 Dezembro 2024

“FEMglocal”: um projeto de “investigação-ação” sobre os movimentos feministas glocais

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Artes Performativas: Estratégias de venda e comunicação de um projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Patrimónios Contestados [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

12 MAIO 2025

Ativismo climático sob julgamento: repressão legal desafia protestos na Europa e em Portugal

Nos últimos anos, observa-se na Europa uma tendência crescente de criminalização do ativismo climático, com autoridades a recorrerem a novas leis e processos judiciais para travar protestos ambientais​. Portugal não está imune a este fenómeno: de ações simbólicas nas ruas de Lisboa a bloqueios de infraestruturas, vários ativistas climáticos portugueses enfrentaram detenções e acusações formais – incluindo multas pesadas – por exercerem o direito à manifestação.

Shopping cart0
There are no products in the cart!
Continue shopping
0