Como reorganizar a produção artística no mundo pós-pandemia? "Mundo Estranhamento", o novo projeto da Supersonic, com curadoria de Dasha Birukova, procura as melhores ideias para o fazer. Até 31 de março, está aberta a convocatória geral a artistas, curadores, investigadores e profissionais das artes que queiram partilhar como se sentem perante a situação gerada pela pandemia e como isso está a afetar a prática artística. As propostas selecionadas serão mostradas em abril deste ano, no site da Supersonic.

“Mundo Estranhamento” tem como referência o conceito de "estranhamento", introduzido por Viktor Shlovsky no seu ensaio Art as Technique, no início do século XX. Este conceito lançou as bases dos tempos modernos e pós-modernos e inspirou Bertolt Brecht a desenvolver, na sua prática artística e estética, o “efeito de alienação" ou “efeito de distanciamento”.

A curadora do projeto, Dasha Burokova, justifica a pertinência do tema considerando que “as circunstâncias atuais, de pandemia e o consequente estilo de vida no online, reverteram a situação da cena artística". "Se antes artistas tentaram alienar o público, agora artistas são alienados pelo mundo, no que concerne a como existir/criar/expor enquanto em confinamento. A pandemia acabou por dar as condições para que os profissionais das artes desenvolvessem uma linguagem que convertesse gestos do offline para o online”, afirma.

A precariedade global, que tem vindo a intensificar-se com a pandemia, reforça a urgência de se encontrar um novo modo de funcionamento para a arte. “Mundo Estranhamento” lançou, por isso, uma convocatória geral com o objetivo de descobrir o que precisa mudar no mundo das artes ou como adaptar a prática artística, se tivermos de estar confinados até ao fim dos nossos dias.

As ideias – que podem também ser apresentadas em forma de confissão – podem ser anónimas ou identificadas com o nome do autor, preferencialmente na língua inglesa, em forma de vídeo, áudio ou em texto, desde que não excedam um minuto e que se façam acompanhar de uma permissão para publicação no website de Supersonic, devendo ser enviadas para o email curator@supersonic.pt até ao próximo dia 31 de março.

Texto de Flávia Brito
Fotografia de RF._.studio via Pexels

Se queres ler mais entrevistas sobre a cultura em Portugal, clica aqui.