O Teatro Viriato tem até 5 de outubro as inscrições abertas para o "Laboratório de Criação Teatral BB 2021", dirigido pelo encenador Fraga.

A nova temporada do Viriato arranca com o regresso do encenador Fraga que irá orientar o "Laboratório de Criação Teatral BB 2021". De 15 de outubro a 1 de março de 2021, às quintas-feiras, os participantes vão revisitar as peças de Bertolt Brecht, num "processo de releitura dramatúrgica, de trabalho de ator e de direção artística, com vista à reorganização dos diferentes textos dramáticos num processo de pesquisa, de produção e de representação/interpretação", lê-se em comunicado.

Os inscritos devem ter mais de 17 anos, prática e curriculum teatral. Mas sobretudo, e de acordo com o encenador, devem pensar como B. Brecht: “Quero fazer um Teatro com funções sociais bem definidas. O palco deve refletir a vida real. O público deve ser confrontado com o que se passa lá fora para refletir como administrar melhor a sua vida”. 

Como resultado do Laboratório será feita uma apresentação final do trabalho desenvolvido, e ainda poderá resultar na integração de alguns dos participantes e cenas criadas no novo espetáculo de Fraga.

As inscrições devem ser feitas através do seguinte formulário, e devem ainda incluir a apresentação de CV e carta de motivação, que deve responder à questão "O que é para si tomar uma decisão?". O Laboratório é limitado à lotação máxima de 15 participantes e está sujeito a um processo de seleção.

De acordo com a diretora artística do Teatro Viriato, Patrícia Portela, “nas noites em que o teatro não se abre ao público, o teatro fecha-se em ensaios, aulas, debates, construindo novas estratégias de ação, ocupando todos os espaços da possibilidade e praticando a utopia em tempo real.” “Ou não fosse o teatro o lugar por excelência da prática do futuro no presente, e o ato de programar, um maravilhoso excesso de antecipação do que está por vir”.

Texto de Bárbara Dixe Ramos
Fotografia de Carlos Fernandes

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.