“Blind Book Date” é o novo projeto do Teatro Viriato, que desafia o público para um encontro às cegas com livros. As obras são escolhidas pelos artistas e alguns convidados que integram a programação do teatro desenhada para este primeiro trimestre do ano. A iniciativa que conta com a curadoria da assistente de bilheteira Susana Cardoso, e é desenvolvida em parceria com as livrarias Leya/Pretexto, de Viseu, e Poesia Incompleta, de Lisboa.

“Esta iniciativa surge da vontade da Patrícia [Portela] de desenvolver atividades em paralelo com a programação do Teatro Viriato. A leitura é uma das minhas paixões e, por isso, sugeri uma atividade de livros mistério. Como tinha de haver uma ligação com a programação, quisemos que fossem os artistas, que integram a programação, a escolher os livros que vão estar disponíveis”, explica a curadora do projeto.

António Alvarenga, Miguel Castro Caldas, Sónia Barbosa, Keli Freitas, Jérôme Bel e o Dr. Changuitosão os primeiros artistas e convidados envolvidos. Cada um escolheu um livro, para o qual foi redigido um enigma que procura suscitar a curiosidade do público, lançando pistas sobre a obra literária escolhida.

Os interessados num encontro às cegas com livros, podem consultar os enigmas no blogue do Teatro Viriato. Depois de conhecer as propostas, basta contactar a bilheteira do mesmo, referir qual o enigma escolhido e deixar-se conduzir até às livrarias envolvidas onde poderá encontrar o par "literário perfeito".

Entre os títulos selecionados pelos artistas é possível encontrar diferentes géneros de literatura que vão desde o ensaio, passando pela poesia e pelo romance.

“Numa altura em que se espalha tanta desinformação, nada melhor do que proporcionar às pessoas sugestões de leitura que lhes permitam abrir horizontes”, conclui Susana Cardoso.

Os interessados podem entrar em contacto com a bilheteira do Teatro Viriato, através do e-mail bilheteira@teatroviriato.com ou através do contacto telefónico 924 454 409, das 13h às 19h, de segunda a sexta-feira.

Texto por Flávia Brito
Fotografia de Karolina via Pexels

Se queres ler mais reportagens sobre a cultura em Portugal, clica aqui.
blind_book_date