fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Temos novos autores a soltar a sua opinião no site Gerador

A nossa crónica diária Gargantas Soltas tem novos autores. Todos os dias de manhã, às 08h30,…

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

A nossa crónica diária Gargantas Soltas tem novos autores. Todos os dias de manhã, às 08h30, soltamos opiniões de personalidades que admiramos, sobre temas fulcrais da cultura e sociedade portuguesa, como a política, sustentabilidade, saúde mental, feminismo ou arte, nas suas várias dimensões.

A nossa visão e definição de cultura vai para além dos conceitos tradicionais, e é esse olhar que procuramos trazer com os nomes que dão voz às nossas Gargantas Soltas. 2021 trouxe-nos novos autores, que vão enriquecer e alargar o nosso leque de temáticas. Conhece aqui os mais recentes cronistas, que este ano passam a fazer parte das tuas manhãs:

Joana Barrios

Para além de ser autora do blog Trashédia, onde escreve o que lhe apetece, sobretudo sobre moda, é também apresentadora da magazine da RTP Armário, onde revela perspetivas menos óbvias e pessoais, e procura responder a perguntas raramente feitas e deambular pelos caminhos da indústria têxtil, surpreendente e às vezes incompreensível. É atriz do Teatro Praga e autora do livro de receitas de mãe para mãe, Nhom Nhom.

Marta Crawford

É psicóloga, sexóloga e terapeuta familiar. Apresentou programas televisivos como o AB Sexo e 100Tabus. Escreveu crónicas e publicou os livros: Sexo sem TabusViver o Sexo com Prazer e Diário sexual e conjugal de um casal. Criou o MUSEX, Museu Pedagógico do Sexo, e é autora da crónica «Preliminares» na Revista Gerador.

Marco Mendonça

Nasceu em Moçambique, em 1995. É licenciado em Teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Desde 2014, trabalhou com diversas companhias de teatro portuguesas, como The Lisbon Players, Os Possessos, Mala Voadora e no Teatro Nacional D. Maria II. Em 2019, estreou-se como autor e co-criador em Parlamento Elefante, projeto vencedor da primeira edição da Bolsa Amélia Rey Colaço. Atualmente, integra o elenco de Sopro e Catarina e a beleza de matar fascistas, de Tiago Rodrigues.

Catarina Maia

Estudou Comunicação e em 2017 descobriu que as dores menstruais que sempre sentiu se deviam a uma doença crónica chamada endometriose, que afecta 1 em cada 10 pessoas que nascem com vulva. Por essa razão criou o blog O Meu Útero e, desde então, desenvolve um trabalho de ativismo e feminismo nas redes sociais para prestar apoio a quem, como ela, sofre de sintomas da doença.

Marta Guerreiro

Nasceu em Setúbal, cresceu numa aldeia perto de Palmela e, aos 19 anos, mudou-se para o Alentejo. Licenciou-se em Animação Sociocultural, vertente de Património Imaterial, onde desenvolveu competências sobre investigação e salvaguarda de tradições culturais. Atualmente coordena a associação PédeXumbo, onde desenvolve projetos ligados à dança e música tradicional.

A primeira crónica do Marco Mendonça, da Catarina Maia e da Marta Guerreiro, já está disponível no nosso site. A partir do dia 11 de fevereiro vais poder ler as opiniões de Joana Barrios e, a partir do dia 22, as de Marta Crawford.

Acompanha também as vozes dos autores que já escrevem regularmente para o site Gerador, tais como Nuno Varela, fundador da Hip Hop Sou Eu, a ilustradora Clara Não, ou o sociólogo e político João Teixeira Lopes.

Podes ainda subscrever a Newsletter das Gargantas Soltas para receberes semanalmente, na tua caixa de correio, as últimas novidades desta crónica diária.

Descobre este espaço livre de opinião, sem temas impostos, onde as palavras dos autores e artistas soltam-se, sem interferência do Gerador.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

30 Outubro 2025

Fica a conhecer Alexandre Leal, vencedor de gastronomia na MNJC24

29 Outubro 2025

Pedro, Lisboa faz-te feliz? Vê a quarta entrevista deste projeto

28 Outubro 2025

Caminhada entre jardins: vem observar e pensar o papel dos espaços verdes na cidade

24 Outubro 2025

Podcast Capital: Sustentabilidade e ecologia na cultura com Carlos Costa e Inês Lampreia

23 Outubro 2025

MNJC: conhece aqui os criadores selecionados para a edição de 2025

21 Outubro 2025

Fica a conhecer Rodrigo Pereira Esteves, vencedor de dança na MNJC24

20 Outubro 2025

Residências Insubmissas Gerador: pensar a Palestina em voz alta

20 Outubro 2025

João Joanaz de Melo: “Continuamos a ter um paradigma socioeconómico de olhar para o nosso umbigo”

17 Outubro 2025

Horizontes Vivos: vem refletir sobre ética e direitos de autor no jornalismo

16 Outubro 2025

Fica a conhecer Bernardo Machado, Gonçalo Tavares e Sofia Bodas de Carvalho, vencedores de declamação na MNJC24

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

29 SETEMBRO 2025

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Ser jovem hoje é substancialmente diferente do que era há algumas décadas. O conceito de juventude não é estanque e está ligado à própria dinâmica social e cultural envolvente. Aspetos como a demografia, a geografia, a educação e o contexto familiar influenciam a vida atual e futura. Esta última tem vindo a ser cada vez mais condicionada pela crise da habitação e precariedade laboral, agravando as desigualdades, o que preocupa os especialistas.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0