Após apresentação do áudio de “Screenshot”, segundo single do álbum Galavanting, a banda Time for T apresenta o videoclip do single, realizado por Rui Major.

Videoclip “Screenshot” de Time for T, realizado por Rui Major

A ideia por detrás do vídeo aconteceu quando Tiago Saga e o amigo e realizador Rui Major se juntaram para partilhar ideias, transportando literalmente o título da música para o videoclip, com o intuito de representar a ideia de um espaço-tempo único, “transversal à realidade contemporânea da nossa sociedade”, explicam em comunicado.

Em comunicado, a banda conta que “a intenção foi unir as pessoas todas pelo uso, quase ridículo, do telemóvel. Um objecto que tem invadido as nossas vidas gradualmente nos últimos anos, sendo quase uma extensão física e espiritual da nossa pessoa”. Explicando a abordagem surrealista, e quase absurda, escolhida pelo realizador. Contam ainda que “curiosamente, ao longo do processo de definir e produzir novas situações a filmar, consoante abordávamos as pessoas com a proposta, muitas vezes elas próprias se reviam na situação, e consciencializavam o absurdo da mesma”.

Contudo a mensagem central do tema está fortemente presente no videoclip, “a mensagem pertinente a partilhar é a alienação que os telemóveis pode criar entre as pessoas, um paralelo à moralidade de ‘Smart Phones, Stupid People’”.

Quanto à estética do escolhida por Rui Major, a abordagem a preto e branco surgiu como uma oportunidade para conferir a intemporalidade ao tema musical: “sem os ruídos da cor, a abordagem cinematográfica em enquadramento de retrato, com pequenos e discretos zoom-in, surgiu pela permissa do vórtex onde entramos quando concentrados no telefone, em que nos isolamos de tudo à volta e o tempo passa a ser lento e/ou indefinido”.

“Screenshot” é o segundo single, do segundo álbum da banda. Galavanting, resultou de um processo criativo explorado em diferentes locais, apesar da banda ser oriunda de Brighton, as canções foram trabalhadas entre Lisboa, Madrid e o Algarve, as novas bases. O segundo álbum da banda de Tiago Saga, Joshua Taylor, Felipe Bastos e Juan Toran será editado no próximo dia 4 de outubro, pela Street Mission Records.

Texto de Rita Matias dos Santos
Fotografia de ©Ana Becerra

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.