fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

“Transformers” é o tema do 23ºFestival do Clube de Criativos de Portugal

 O 23º Festival do Clube de Criativos de Portugal decorrerá entre 29 de setembro e…

Texto de Patricia Silva

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

 O 23º Festival do Clube de Criativos de Portugal decorrerá entre 29 de setembro e 3 de outubro, juntamente com a VIII Semana Criativa de Lisboa. Nesta edição o tema eleito foi "Transformers" e afirma-se como um ponto de reflexão da mudança e de homenagem a quem se adapta à mesma.

Ainda com uma programação por determinar, este ano o festival tem como objetivo refletir a mudança e a forma como todxs se adaptaram, "o mundo mudou. Esta é a frase mais ouvida nos últimos tempos. Nunca a nossa capacidade de adaptação esteve tão à prova. No último ano e meio, todos fizemos exercícios de transformação, reorganização e encaixe", lê-se no comunicado.

Cartaz Festival

Com uma imagem gráfica criada por Lizá Defossez Ramalho (Troyes, França) e Artur Rebelo (Porto, Portugal), o Estúdio R2 foi o ateliê eleito para assegurar a imagem gráfica do Festival. Com um consistente reconhecimento internacional o estúdio explorou, em diferentes meios, formatos e aplicações, o estúdio trabaçhou de acordo com uma visão singular de que resultam sempre soluções "surpreendentes e pluridimensionais". O trabalho da equipa também se estende ao ensino, à investigação, à publicação e intervenções públicas.

Artur Rebelo e Lizá Ramalho

Inscrições abertas

As inscrições antecipadas para participação no festival já se encontram abertas e estarão disponíveis até dia 30 de junho, com oferta de 10% de desconto early bird.

No que toca às agências, produtoras, freelancers e agências in house a inscrição dos seus trabalhos terá de ser feita até às 18horas do dia 6 de setembro de 2021. Estreia-se ainda a participação de trabalhos criados por duas ou mais pessoas em colaboração.

O festival apresentará ainda novas categorias profissionais nas fichas técnicas para diminuir a duplicação de autores com a mesma função nas inscrições: Diretor Criativo Executivo; Diretor de Estratégia; UX Designer; UI Designer; Produtor Executivo; Direção de Arte Cinematográfica.

As datas de votação dos projetos acontecerão entre 8 e 23 de setembro, sendo que dividir-se-á entre votação online e presencial. A gala de apresentação dos premiados decorre, posteriormente, a 2 de outubro. Podes consultar o Regulamento completo para mais informações.

Texto de Patrícia Silva
Fotografia via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

22 Abril 2025

“Pressão crescente das entidades municipais” obriga a “pausa criativa” dos Arroz Estúdios

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

29 SETEMBRO 2025

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Ser jovem hoje é substancialmente diferente do que era há algumas décadas. O conceito de juventude não é estanque e está ligado à própria dinâmica social e cultural envolvente. Aspetos como a demografia, a geografia, a educação e o contexto familiar influenciam a vida atual e futura. Esta última tem vindo a ser cada vez mais condicionada pela crise da habitação e precariedade laboral, agravando as desigualdades, o que preocupa os especialistas.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0