A Biblioteca Municipal de Beja – José Saramago e o Município de Montemor-o-Novo organizam o VI Encontro Ibérico de Leitores de Saramago, a decorrer entre 21, 22 e 23 de Fevereiro, na Biblioteca Municipal Almeida Faria, em Évora, comemorando o 40º aniversário da obra Levantando do Chão

O primeiro dia terá início ao fim da tarde, pelas 18h00, com a apresentação do Roteiro Literário Levantando do Chão, à qual se segue a recepção dos participantes, às 19h30. A actuação do Grupo Coral Alentejano Fora d’oras será pelas 21h00. O serão prolongar-se-à com a Sessão de Abertura, a cargo do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Hortênsia Menino, do Director da Fundação José Saramgo, Sérgio Letria, da Bibliotecária Municipal da Biblioteca Municipal de Beja, Paula Santos, e do representante da Aula Saramago, Diego Mesa, às 21h15.  Para fechar o dia, os escritores portugueses e espanhóis inscritos serão apresentados numa sessão intitulada “A Voz é do Leitor”, moderada por Nuno Cacilhas, pelas 21h30. No dia 22, às 9h00, será inaugurado o Roteiro, realizando-se o percurso pedestre, com orientação de Germano Vidigal e José Adelino dos Santos. Da parte da tarde, às 16h00, decorrerá a conferência de Mário de Sousa, “A Voz é do Leitor”, novamente, e o espectáculo musical “Requiem para um novo dia”, de Ana Sofia Paiva e Marco Oliveira, pelas 19h00. O último dia proporá outro percurso pedestre, o Percurso Pedestre José Saramago em Monte Lavre, que começa pelas 9h30. O encontro será encerrado com Poejo de Honra, às 15h00.

As inscrições para “A Voz é do Leitor” e para os percursos pedestres são limitadas. Para te inscreveres no primeiro, deverás enviar um e-mail para biblioteca@cm-montemornovo.pt ou ligar para o nº 266 898 105. Para te inscreveres no segundo, podes fazê-lo através do e-mail turismo@cm-montemornovo.pt ou ligar para 266 898 103.

Sabe mais aqui.

Texto de Raquel Botelho Rodrigues
Fotografia de freestocks, via Unsplash