Nos dias 11 e 18 de fevereiro, às 15h00, a artista plástica Joana Vasconcelos realiza um workshop de croché, no zoom, em colaboração com o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT).

O workshop surge do seguimento das sessões online de crochê que a artista realizou durante os primeiros meses do confinamento, “com a sua equipa e para a comunidade mundial”. Será realizado numa estrutura semelhante à utilizada no contexto da exposição “Um Oásis ao Entardecer” onde foi transmitido o filme “Hand-Made”, realizado em 2008.

Uma “instalação que se assemelha a um anfiteatro, uma estrutura especialmente criada para o efeito, com materiais vários de natureza têxtil”

“A programação da exposição inclui vários workshops de croché que terão lugar nesta estrutura, simulando a experiência do filme, até na escolha das cadeiras tradicionais originalmente usadas por estas mulheres”- revelam em comunicado.

De acordo com a descrição do evento, a formação será dirigida por Marta Passadeiras, uma artesã do Atelier Joana Vasconcelos. Serão explicadas algumas técnicas do croché, através de movimentos projetados em tela.

Para além de uma agulha de 3,5mm até 4,5mm, lãs de várias cores adequadas às agulhas e uma tesoura, a participação exige conhecimentos mínimos da prática de croché pois pretende-se que as criações dos participantes sejam posteriormente incluídas na instalação “contribuindo assim para a valorização da obra”.

Local: Online

Horário: 11 e 18 de fevereiro, às 15h00

Preço: Grátis

Fotografia disponível via Unsplash