O Laboratório de Dramaturgia, uma iniciativa que pretende incentivar a criação de textos inéditos em língua portuguesa, comemora a sua sétima edição. E, como tal, abre candidaturas para a escrita de textos, partindo de três fotografias da autoria de Miguel Seabra, Diretor Artístico do Teatro Meridional. As candidaturas terminam dia 8 de maio.

 O projeto concebido pelo Teatro Meridional em colaboração com o Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, é uma iniciativa que se desenvolve desde 2012 e tem como objetivo incentivar a criação de textos inéditos em língua portuguesa, associando escritores a um painel de artistas e académicos num trabalho conjunto que acompanha a escrita de um texto.

As anteriores edições receberam mais de 207 propostas de textos e foram selecionados 5 títulos para edição, no âmbito das coleções "azul cobalto | teatro" da editora Companhia das Ilhas e “Nova Dramaturgia Portuguesa”, em parceria com a Companhia de Teatro Lendias d´Encantar e com a Folha de Medronho - Artes Performativas.

O Laboratório propõe como mote para a escrita de textos, três fotografias da autoria de Miguel Seabra, Diretor Artístico do Teatro Meridional.

As candidaturas devem ser enviadas para o email  laboratoriodramaturgia@teatromeridional.net até dia 8 de maio. Devem apresentar uma Sinopse original e inédita em língua portuguesa e uma Cena, ou parte dela, com o mínimo de 4 páginas A4. A cada candidatura deverá corresponder um pseudónimo, criado para este efeito, assim como um endereço de email.  Podes consultar todas as informações no regulamento.

Texto de Patrícia Silva
Fotografia via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.