9 de abril às 17h
No Clube de Leitura juntamo-nos para refletir à volta de livros em sessões online conduzidas pelos próprios autores. No dia 9 de abril encontramo-nos com Diogo Faro para discutir o seu livro Processo de Humanização em Curso.
Este será um espaço para partilhar experiências de leitura, refletir, fazer ou responder a perguntas. Não é obrigatório ter concluído a leitura do livro até esta data, mas, naturalmente, a experiência do encontro será melhor se o tiveres feito.
O humorista, ativista e cronista Diogo Faro acredita que um mundo melhor para ele e para todos nós é possível. Mas um mundo melhor não se materializa à nossa frente por mero desejo ou pondo em prática a «lei da atração». Denunciar crimes e injustiças, ouvir e observar o que nos rodeia com sentido crítico, conhecer o passado, desenvolver a empatia e praticar a generosidade não são apenas pormenores de conduta pessoal, mas sim o que nos separa de uma tragédia iminente.
«Se, para Camões, «amor é fogo que arde sem se ver», para os bilionários será deixar tudo a arder e nós a ver.»
Confrontar o privilégio de alguns, exigir equidade e rejeitar a violência e a exploração são ações de que já não podemos fugir se queremos sobreviver. Este é o momento para entrar na luta e erguer a voz contra o racismo, a homofobia, o fascismo, a emergência climática, a violência de género e o neoliberalismo. A luta contra a desigualdade é a luta pela Humanidade.
Diogo Faro
Estas autobiografias devem ter sido inventadas pelo Narciso e soam sempre àquele aluno que, na autoavaliação, diz à professora que merece 20 e é só mesmo porque não dá para mais. Portanto, a única coisa que me parece relevante saberem sobre mim é que sou comediante, viajante tanto quanto posso e sou um bom e assumido apreciador da vida boémia, já de merecida reputação. Ah, e acho que os Direitos Humanos são uma coisa mais ou menos decente pela qual devemos bater-nos.