fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

“12 em Rede – Aldeias em Festa” de 2021 terá transmissão online

As Aldeias Históricas de Portugal vão promover este ano mais uma edição do ciclo “12…

Texto de Redação

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

As Aldeias Históricas de Portugal vão promover este ano mais uma edição do ciclo "12 em Rede - Aldeias em Festa", que incluirá eventos presenciais e transmitidos em live streaming, como aconteceu em 2020.

No ano passado, devido à pandemia causada pela Covid-19, a organização promoveu eventos com a participação limitada de público e com transmissão online, que tiveram muita aceitação pela via digital, situação que irá manter-se na próxima edição.

A coordenadora da Estrutura de Gestão e Coordenação do PROVERE das Aldeias Históricas, Dalila Dias, disse à agência Lusa que, em 2020, a transmissão dos eventos do ciclo de animação "12 em Rede - Aldeias em Festa" foi feita via live streaming, que teve um impacto “estrondoso”, daí que a será “para manter” este ano.

“Vamos continuar no registo que consideramos o ideal, presencial e digital, naturalmente, sabendo que se tivermos que abdicar do domínio presencial, então fazemos o forcing todo na parte digital”, referiu.

Segundo a responsável, no final do mês de janeiro será comunicado o calendário e as temáticas que estão associadas ao ciclo de eventos que animará as Aldeias Históricas nos próximos meses.

A edição de 2020 do ciclo "12 em Rede - Aldeias em Festa" decorreu entre setembro e novembro, por iniciativa da Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal e com o envolvimento dos municípios abrangidos pelo projeto.

Dalila Dias adiantou que o calendário a anunciar para 2021 poderá sofrer alterações, consoante a evolução da pandemia.

O ciclo "12 em Rede - Aldeias em Festa" é sempre inspirado “num elemento patrimonial imaterial de cada aldeia” e envolve a comunidade, lembra a responsável.

No ano passado, a iniciativa foi adaptada à crise sanitária vivida e incluiu eventos presenciais e transmitidos no digital, o que permitiu “chegar a um público muito mais vasto” no país e no estrangeiro.

“Nós tivemos, por exemplo, 13 países que estiverem ligados ao streaming das Aldeias Históricas de Portugal durante o período dos nossos eventos”, notou.

A responsável disse que a infraestruturação das Aldeias Históricas com rede de fibra ótica, no âmbito de um protocolo com a operadora Altice, e a instalação de uma rede wireless, financiada pelo Turismo de Portugal permitem hoje “trabalhar a dimensão digital”, o que antes não era possível.

Segundo Dalila Dias, este ano, as Aldeias Históricas também tencionam concluir e lançar, em junho, a “Carta Gastronómica das Aldeias Históricas de Portugal”.

O objetivo do projeto é fazer com que os estabelecimentos de restauração possam “pegar” no receituário gastronómico local e “trabalhar dentro do seu restaurante”.

Integram a rede das Aldeias Históricas de Portugal Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso.

Texto por Lusa
Fotografia via Facebook das Aldeias Históricas de Portugal

Se queres ler mais reportagens sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

22 Abril 2025

“Pressão crescente das entidades municipais” obriga a “pausa criativa” dos Arroz Estúdios

17 Abril 2025

Estarão as escolas preparadas para os desafios apresentados pela IA? O caso de Portugal e da Bélgica 

17 Março 2025

Ao contrário dos EUA, em Portugal as empresas (ainda) mantêm políticas de diversidade

6 Janeiro 2025

Joana Meneses Fernandes: “Os projetos servem para desinquietar um bocadinho.”

23 Dezembro 2024

“FEMglocal”: um projeto de “investigação-ação” sobre os movimentos feministas glocais

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Patrimónios Contestados [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Artes Performativas: Estratégias de venda e comunicação de um projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

12 MAIO 2025

Ativismo climático sob julgamento: repressão legal desafia protestos na Europa e em Portugal

Nos últimos anos, observa-se na Europa uma tendência crescente de criminalização do ativismo climático, com autoridades a recorrerem a novas leis e processos judiciais para travar protestos ambientais​. Portugal não está imune a este fenómeno: de ações simbólicas nas ruas de Lisboa a bloqueios de infraestruturas, vários ativistas climáticos portugueses enfrentaram detenções e acusações formais – incluindo multas pesadas – por exercerem o direito à manifestação.

Shopping cart0
There are no products in the cart!
Continue shopping
0