A abordagem artística, as inspirações e o impulso para a criação são temas que os artistas visuais Ana Dias, Elsa Poderosa, Gonçalo Mar e Tamara Alves vão debater, no dia 7 de setembro às 20h, numa conversa moderada por um jornalista do Gerador, parceiro da Câmara Municipal da Amadora nesta edição do festival.

Ana Dias e Elsa Poderosa criaram obras em conjunto na primeira e segunda edição do Conversas na Rua. Em 2015 pintaram um mural inspirado na obra do ilustrador português Alfredo Roque Gameiro e do artista plástico Bordallo Pinheiro, no muro da Casa Roque Gameiro. Em 2016 criaram, no mesmo local, duas obras distintas inspiradas na planta e desenhos da Casa Roque Gameiro, assim como nos azulejos e no jardim envolvente.

No ano seguinte, Ana Dias colaborou com Nuno Alecrim no Parque Aventura e foi desafiada a criar uma narrativa inspirada na memória histórica do local, sobretudo, no seu passado rural com recurso à técnica do stencil. A linguagem figurativa da artista juntou-se aos padrões geométricos de Alecrim na criação deste mural que estabelecesse um diálogo com a envolvente.

Gonçalo Mar esteve presente na 2ª edição do festival e desenhou uma intervenção artística alusiva à temática da dança contemporânea e dos estudos de anatomia de Leonardo da Vinci no Espaço Fernando Relvas – Logradouro dos Recreios da Amadora. Por último, a artista Tamara Alves vai estrear-se este ano no festival e vai criar um mural na Rua Pio XII.

O festival Conversas na Rua – um projecto que promove o encontro, no espaço público, entre a arte urbana e a comunidade local – decorre na Amadora entre os dias 30 de Agosto e 10 de Setembro. No dia 7 de Setembro a programação estende-se a um conjunto de iniciativas culturais gratuitas como um workshop de serigrafia, a leitura encenada das actrizes Carla Chambel e Joana Leal Brandão, e ainda, uma exposição de fotografia da fotógrafa Andreia Mayer.

Podes consultar a programação completa do evento aqui e acompanhar todas as novidades no Instagram do Conversas na Rua.

O Gerador está a dar uma mãozinha à Câmara Municipal da Amadora para o Conversas na Rua 2019.