O Gerador, desafiado pela Câmara Municipal da Amadora, está a organizar um dia de atividades culturais para o festival Conversas na Rua, no dia 7 de setembro. Pelas 18h, o Atelier Ser – um movimento criativo impulsionado por um colectivo de artistas plásticos que usa a arte como motor de transformação social – organiza o atelier de serigrafia Bicicleta Manifesta. Neste laboratório, montado numa bicicleta, os participantes são convidados a escolher palavras e a compor um manifesto colectivo.

Através de uma forma insólita de fazer arte e usando uma técnica de comunicação e reprodução de imagens – a serigrafia como ferramenta de empoderamento – o objetivo deste workshop é transformar o cidadão num fazedor de arte enquanto um ato não apenas estético mas também político. O Atelier Ser acredita que este é um passo importante para dar voz aos interesses, preocupações, desejos, manifestos e sonhos de um povo.

Nesta atividade podes dar uso à criatividade valorizando o pensamento ‘Do-It-Together’. Esta arte deve ser participativa e relacional, como uma forma de estimular o auto-desenvolvimento , como forma de escuta  e também como ponte entre a arte , o desconhecido e o próximo. Junta-te a nós para este workshop de entrada livre no Espaço Fernando Relvas na Amadora (Logradouro dos Recreios da Amadora).

O festival Conversas na Rua – um projecto que promove o encontro, no espaço público, entre a arte urbana e a comunidade local – decorre na Amadora entre os dias 30 de Agosto e 10 de Setembro. No dia 7 de Setembro a programação estende-se a um conjunto de iniciativas culturais gratuitas como o concerto do músico Janeiro, um workshop de serigrafia, a leitura encenada das actrizes Carla Chambel e Joana Leal Brandão, uma exposição de fotografia da fotógrafa Andreia Mayer e, ainda, uma conversa entre os artistas de arte urbana Ana Dias, Elsa Poderosa, Gonçalo Mar e Tamara Alves.

Podes consultar a programação completa do evento aqui e acompanhar todas as novidades no Instagram do Conversas na Rua.

O Gerador está a dar uma mãozinha à Câmara Municipal da Amadora para o Conversas na Rua 2019.