No âmbito da quinta edição do festival Conversas na Rua, na Amadora, as atrizes Carla Chambel e Joana Brandão apresentam no dia 7 de setembro no Logradouro dos Recreios da Amadora, a leitura encenada Murais Poéticos, inspirada no processo de trabalho de três artistas visuais que criaram obras de arte pública, em edições anteriores do festival, para este espaço. Pelas 19h, as duas atrizes apresentam, nesta leitura, um mapa poético das obras criadas em 2016 por Sara Morais, Regg Salgado e Gonçalo Mar.

Carla Chambel estreou-se no teatro, em 1995, com A Disputa de Marivaux, encenado por João Perry, no Teatro da Trindade, em Lisboa. Desde aí tem trabalhado com diversas companhias e realizadores portugueses e estrangeiros. Destacam-se Amália, o Filme de Carlos Coelho da Silva e Quarta Divisão de Joaquim Leitão. Recebeu o prémio Sophia de Melhor Atriz Secundária pelo filme Se Eu Fosse Ladrão, Roubava de Paulo Rocha. Hoje, faz dobragens e direcção de actores, é locutora de publicidade, presença regular na televisão enquanto atriz e dá, ainda, formação de atores em diversas escolas e workshops.

Joana Brandão é licenciada em Formação de Actores/Encenadores pela ESTC e, desde então, trabalhou com encenadores portugueses e estrangeiros como João Lourenço, João Mota, João Brites, Carlos Pimenta, entre outros. Participou em filmes e curtas metragens com realizadores como Patrícia Sequeira, Pedro Varela, Sandro Aguilar, George Felner, Leonor Noivo, Adriana Martins, entre outros. Ganhou os prémios SPA/RTP em 2017 na categoria de Melhor Actriz de Teatro, com Constelações, de Nick Payne, e o prémio do CinEuphoria em 2014, na categoria de melhor actriz em Curta Metragem: O Cheiro das Velas de Adriana Martins.

O festival Conversas na Rua – um projecto da Câmara Municipal da Amadora que promove o encontro, no espaço público, entre a arte urbana e a comunidade local – decorre na Amadora entre os dias 30 de Agosto e 10 de Setembro. No dia 7 de Setembro a programação estende-se a um conjunto de iniciativas culturais gratuitas como o concerto do músico Janeiro, um workshop de serigrafia, a leitura encenada das actrizes Carla Chambel e Joana Leal Brandão, uma exposição de fotografia da fotógrafa Andreia Mayer e, ainda, uma conversa entre os artistas de arte urbana Ana Dias, Elsa Poderosa, Gonçalo Mar e Tamara Alves.

Podes consultar a programação completa do evento aqui e acompanhar todas as novidades no Instagram do Conversas na Rua.

O Gerador está a dar uma mãozinha à Câmara Municipal da Amadora para o Conversas na Rua 2019.