É já na sexta-feira, 31 de Maio, que o novo espaço do Gerador, a Central Gerador, abre portas no Lumiar em Lisboa. Avizinha-se um mês inteiro de programação, para celebrar os 5 anos do Gerador, sempre de quinta a domingo, com concertos, poesia, conversas, feiras, dj sets e até uma cafetaria com petiscos e bebidas que aconchegam o estômago mas, acima de tudo, elogiam a gastronomia portuguesa.

Descobre aqui o programa deste primeiro fim-de-semana de festa.

31 de Maio | Inauguração da Exposição Insties Gerador 2019

Em parceria com o Clube Criativos de Portugal, convidámos os nove vencedores dos Insties Gerador 2019, os prémios que distinguem quem mais se destaca no Instagram em Portugal, a contar-nos os seus medos. A mostra conta com 9 trabalhos dos instagramers @alexcoelholima, @davidaba, @hey.luisa, @joao.galamba, @joaok2, @lceusebio, @luc_at_the_world, @martanferreira e @matilde__cunha.

Uma colecção de confissões e reflexões, que toma a forma de imagem mas também de texto, que inaugura no dia 31 de Maio mas que pode ser visitada até dia 30 de Junho, de quarta a domingo, entre as 12h e as 24h, na Central Gerador.

1 de Junho | DJ Set Uma Tarde Estúpida

Entre as 18h e as 22h, prevê-se uma tarde estúpida na Central Gerador com o Dj Set Uma Tarde Estúpida. As melhores tardes são aquelas sem sentido, que nos apanham de surpresa e nos obrigam a repetir: “deixa só ver o que vem a seguir”. Disco servido como prato principal, cozinhado com lapsos Indie e espasmos beat, num set para um final de dia que se quer bem fresco. Preparado?

2 de Junho | Feira de Ilustração

Fomos rever os últimos 5 anos do Gerador e convidámos para a Feira de Ilustração vários ilustradores talentosos que tivemos a sorte de ir conhecendo. No dia 2 de Junho, 10 deles mudam-se com a sua arte para o incrível Largo das Conchas, mesmo em frente à Central Gerador: Associação Oficina do Cego, aRita, Andreia Café – Illustration, Ana Filipa Olímpio Curly, Daniela Ferreira, Joana Paz, Mazurca Handmade, Pri Ballarin, Rita Faia e Vanessa Santos.

Para além das 10 bancas ilustradas, poderás ainda pôr as mãos na massa num workshop da Mazurca handmade sobre estampagem em tecido natural, que decorre entre as 12h e as 13h no interior da Central Gerador. O workshop é gratuito mas limitado a 10 pessoas, por ordem de chegada.

A entrada para todas estas iniciativas é gratuita.

Onde fica a Central Gerador?

A entrada faz-se pela Rua Luis Pastor de Macedo, nas traseiras do edifício da Junta de Freguesia do Lumiar, pelo portão verde que estará aberto. A Central Gerador fica no Largo das Conchas, Casa da Cidadania, nº 5, Lumiar (Lisboa).

Créditos – Fotografia de Andreia Mayer