fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Conhece os instagramers que vão expor na Exposição Insties Gerador 2019 na Central Gerador

A Exposição Insties Gerador 2019 é uma mostra de fotografia e arte digital que inaugura na Central…

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Exposição Insties Gerador 2019 é uma mostra de fotografia e arte digital que inaugura na Central Gerador no próximo dia 31 de maio, esta sexta-feira, entre as 19h e as 24h.

A exposição é uma viagem pelos medos criativos, profissionais e pessoais dos instagramers que venceram os prémios Insties Gerador 2019: @alexcoelholima, @davidaba, @hey.luisa, @joao.galamba, @joaok2, @lceusebio, @luc_at_the_world, @martanferreira e @matilde__cunha. Queres saber mais acerca deles?

O @alexcoelholima foi o vencedor da categoria Melhor Conteúdo Nacional. É arquiteto e tem como passatempos a fotografia e a leitura. O trabalho de outras pessoas é, para si, uma grande fonte de inspiração e confessa ter mais facilidade em sentir-se inspirado quando não tem problemas. Foi o Instagram que fez com que descobrisse, quase com 50 anos, a paixão pela fotografia, tendo travado conhecimento com muitas pessoas talentosas desde que utiliza a plataforma.

O @davidaba foi o vencedor da categoria Altano Instagramer a Seguir em 2019. É fotógrafo e videógrafo freelancer. Diz encontrar inspiração na cultura cinematográfica e em editoriais, fashion films e designers de moda. O Instagram é a sua rede social favorita. Vê a plataforma como um local de exposição e exploração do seu coraçãozinho visual, permitindo-lhe também conhecer outros artistas que desafiam a sua forma de ver o mundo.

A @hey.luisa foi a vencedora da categoria Dr. Bayard Melhor Arte. É estudante no curso de Arte e Multimédia, instagramer em part-time e sonhadora a full-time. Pesca inspiração de todo o lado. Quando o que a rodeia não é suficiente, inspira-se em sonhos e memórias de infância. O Instagram é um portefólio onde expõe a sua arte, funcionando também como uma fonte de motivação. Afirma que, sem esta plataforma, nunca teria descoberto a sua paixão por manipulação de imagem e ilustração digital.

O @joao.galamba foi o vencedor da categoria Worten Melhor Mural. Trabalha em direito e está a fazer um mestrado em Direito e Gestão. São as pessoas, as singularidades dos seus rostos, expressões, vidas e cultura, que o fazem querer pegar na máquina e eternizar o momento. A maioria dos seus retratos fotográficos acontecem após uma conversa. Viveu em Timor-Leste durante 5 anos, tendo regressado recentemente a Portugal, altura em que começou a utilizar o Instagram, que agora considera um espaço com muito potencial para fotógrafos e artistas de outras áreas.

O @joaok2 é foi o vencedor da categoria Melhor Foto. É engenheiro de telecomunicações. Adora fotografia e inspira-se na observação do quotidiano. Pretende mostrar o comum de forma diferente, procurando enquadramentos alternativos para retratar momentos arquitetónicos e paisagísticos. Prefere fotografias a preto e branco, apesar de se desafiar constantemente a explorar mais a cor. O Instagram é para si uma porta infinita de contacto com as artes, inspiração e partilha.

O @lceusebio foi o vencedor da categoria CCP Melhor Foto Criativa. É designer de produto numa empresa de mobiliário. De todos os hobbies, a fotografia é, claramente, aquele que bate mais forte. A natureza está muito presente no seu trabalho, conta-nos que fica deliciado com a sua perfeição. A figura humana e a arquitectura são também elementos de referência. Vê no Instagram uma ferramenta para a divulgação do seu trabalho e para troca de experiências e conhecimento.

A @luc_at_the_world foi a vencedora da categoria World Academy Melhor Foto Minimalista. É arquiteta e trabalha numa investigação sobre o uso da madeira em arquitetura sustentável. Viveu três anos em Argel e três anos em Londres, tendo regressado a Portugal recentemente. Descreve a inspiração como sendo algo capaz de se cheirar com as mãos e olhar com os pés, uma autêntica ousadia na experiência sensorial do espaço. Encara o Instagram como um relato ou partilha do seu percurso.

A @martanferreira foi a vencedora da categoria Fujifilm Melhor Instagramer. É designer de comunicação e procura inspiração no cinema, na fotografia, na pintura, na literatura, na arquitetura e em viagens. Não existem, para si, limites para uma busca que se quer incessante. Considera o Instagram como uma outra fonte de inspiração e também como uma plataforma de encontro para pessoas com a mesma paixão: a fotografia.

Por fim, a @matilde__cunha foi a vencedora da categoria Melhor Retrato. É fotógrafa e por vezes dá uns toques em vídeo. Inspira-se em tudo um pouco: pessoas, cores, locais, circunstâncias do quotidiano e outros artistas das mais variadas áreas. Considera o Instagram como um meio de comunicação fácil e rápido para dar a conhecer o seu trabalho aos quatro cantos do mundo.

Esta exposição é feita em parceria com o Clube Criativos de Portugal e está inserida na temática “Sem Medos” do XXI Festival CCP que decorreu entre os dias 15 e 19 de maio.

A mostra pode ser visitada de 31 de maio a 30 de junho e faz parte do mês de programação da Central Gerador que celebra o 5.º aniversário do Gerador. Curioso acerca da Central Gerador e da programação que preparámos? Sabe mais aqui ;)

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

22 Abril 2025

“Pressão crescente das entidades municipais” obriga a “pausa criativa” dos Arroz Estúdios

17 Abril 2025

Estarão as escolas preparadas para os desafios apresentados pela IA? O caso de Portugal e da Bélgica 

17 Março 2025

Ao contrário dos EUA, em Portugal as empresas (ainda) mantêm políticas de diversidade

6 Janeiro 2025

Joana Meneses Fernandes: “Os projetos servem para desinquietar um bocadinho.”

23 Dezembro 2024

“FEMglocal”: um projeto de “investigação-ação” sobre os movimentos feministas glocais

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Patrimónios Contestados [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Artes Performativas: Estratégias de venda e comunicação de um projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

12 MAIO 2025

Ativismo climático sob julgamento: repressão legal desafia protestos na Europa e em Portugal

Nos últimos anos, observa-se na Europa uma tendência crescente de criminalização do ativismo climático, com autoridades a recorrerem a novas leis e processos judiciais para travar protestos ambientais​. Portugal não está imune a este fenómeno: de ações simbólicas nas ruas de Lisboa a bloqueios de infraestruturas, vários ativistas climáticos portugueses enfrentaram detenções e acusações formais – incluindo multas pesadas – por exercerem o direito à manifestação.

Shopping cart0
There are no products in the cart!
Continue shopping
0