dou·tro
(de + outro) contracção
Contração da preposição de e pronome ou determinante outro.
Fonte: Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020

Numa pesquisa por um dicionário de sinónimos, rapidamente encontramos todas aquelas palavras que têm o mesmo significado de “admirar”. Prezar, estimar, sentir respeito por alguém mas também contemplar, olhar, analisar ou observar são algumas delas. Perceber quem é que os autores que admiramos admiram parece uma volta de 360º graus mas, também, uma volta que vale a pena e uma visita guiada por quem já parou o tempo suficiente para conhecer os cantos à casa.

A Palavra Doutro é a mais recente crónica do Gerador dedicada ao universo da literatura mas, acima de tudo, a perceber quem ou que obras os autores literários da cultura portuguesa que nós admiramos admiram. A cada quinze dias, sempre aos domingos, deixamo-nos levar num mergulho pela obra doutro e numa conversa onde, curiosos como somos, queremos ficar a perceber o porquê de estar ligado, de alguma forma, a essa obra ou autor ou até a influência que tem no seu próprio trabalho.

Nas próximas edições desta crónica vais descobrir as admirações literárias da escritora e jornalista Susana Moreira Marques (8 de março) e as do escritor João Tordo (5 de abril).

Até lá podes sempre descobrir as conversas que tivemos com o Gonçalo M. Tavares, sobre a obra Atlas do Corpo e da Imaginação, feita em conjunto com Os Especialistas e António Carlos Cortez, com quem viajámos pela obra poética de David Mourão-Ferreira.

Pronto para pôr a leitura em dia?

Créditos – ilustração de Amalteia