Murais Poéticos é uma interpretação das atrizes Carla Chambel e Joana Brandão que vai ser apresentada no próximo dia 7 de setembro no Logradouro dos Recreios da Amadora pelas 19h. Esta performance é inspirada no processo de trabalho de três artistas visuais que criaram os murais para o Espaço Fernando Relvas na Amadora. Assim, será apresentado nesta leitura um mapa poético das obras criadas em 2016 por Sara Morais, Regg Salgado e Gonçalo Mar inspiradas na temática da dança contemporânea.

Carla Chambel estreou-se no teatro em 1995 com A Disputa de Marivaux, encenado por João Perry, no Teatro da Trindade, em Lisboa. Desde aí tem trabalhado com diversas companhias e realizadores portugueses e estrangeiros. Destacam-se Amália, o Filme de Carlos Coelho da Silva e Quarta Divisão de Joaquim Leitão. Recebeu o prémio Sophia de Melhor Atriz Secundária pelo filme Se Eu Fosse Ladrão, Roubava de Paulo Rocha. Hoje, faz dobragens e direcção de actores, é locutora de publicidade, presença regular na televisão enquanto atriz e dá, ainda, formação de atores em diversas escolas e workshops.

Joana Brandão é licenciada em Formação de Actores/Encenadores pela ESTC. Desde então, trabalhou com encenadores portugueses e estrangeiros como João Lourenço, João Mota, João Brites, Carlos Pimenta, entre outros. Participou em filmes e curtas metragens com realizadores como Patrícia Sequeira, Pedro Varela, Sandro Aguilar, George Felner, Leonor Noivo ou Adriana Martins. Ganhou os prémios SPA/RTP em 2017 na categoria de Melhor Actriz de Teatro, com Constelações, de Nick Payne, escreveu, encenou e interpretou “Coragem hoje, abraços amanhã”, nomeado Melhor Texto Português Representado dos Prémios SPA/RTP 2014 (2º Lugar) e o prémio do CinEuphoria em 2014, na categoria de melhor actriz em Curta Metragem: O Cheiro das Velas de Adriana Martins.

O festival Conversas na Rua – um projecto que promove o encontro, no espaço público, entre a arte urbana e a comunidade local – decorre na Amadora entre os dias 30 de Agosto e 10 de Setembro. No dia 7 de Setembro a programação estende-se a um conjunto de iniciativas culturais gratuitas como o concerto do músico Janeiro, um workshop de serigrafia, uma exposição da fotógrafa Andreia Mayer e, ainda, uma conversa entre os artistas de arte urbana Ana Dias, Elsa Poderosa, Gonçalo Mar e Tamara Alves.

Podes consultar a programação completa do evento aqui e acompanhar todas as novidades no Instagram do Conversas na Rua.

O Gerador está a dar uma mãozinha à Câmara Municipal da Amadora para o Conversas na Rua 2019.