Já podes assistir aqui a mais uma conversa do programa digital EP COLAB, sob o tema Universo dos livros: visões, tendências e desafios da indústria literária, com a participação dos escritores espanhóis Miguel Barrero e Sabina Urraca e da booktuber portuguesa, Ana Lopes:
Nesta conversa refletimos sobre a obra e visão literária dos convidados, as dificuldades da profissão, a relação com editores, tradutores e outros agentes do setor, bem como sobre a importância da comunicação, da divulgação nas redes sociais e o papel e contributo dos booktubers, a comunidade do YouTube dedicada aos livros.
A conversa tem como ponto de partida o projeto 10 de 30 da Direção de Relações Culturais e Científicas da AECID – Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento cujo objetivo é ajudar à internacionalização de jovens escritores espanhóis. Podes descobrir mais sobre o programa, aqui.
Ana Lopes, nasceu em Leiria, onde acabou por fazer o seu percurso académico, sendo licenciada em Educação de Infância e mestre em Mediação Intercultural e Intervenção Social. Trabalha como livreira e desde 2017 que tem o canal de YouTube The Phoenix Flight, onde partilha a sua paixão por livros. Mais recentemente, surgiu a oportunidade de visitar escolas, onde fala sobre livros, leitura e tenta desconstruir alguns preconceitos para ajudar a criar pontes entre os jovens e a leitura.
Miguel Barrero publicou os romances Espejo (Asturias Joven Award), The Return Home, The Last Days of Michi Panero (Juan Pablo Forner Award), The Existence of God, Camposanto in Collioure (Prix International de Littérature Fondation Antonio Machado), The Squid Ink (Prêmio Rodolfo Walsh) e The Rhinoceros and the Poet, além do diário de viagem The Lands of the End of the World e da coletânea de artigos Always in Passage. Colaborou em jornais como El País e La Vanguardia e em publicações como Jot Down, Qué Leer, Librújula ou Cuadernos Hispanoamericanos. Desde 2016 escreve um artigo semanal na revista digital Zenda.
Sabina Urraca é basca de nascimento, foi criada em Tenerife, mas vive em Madrid há mais de 20 anos. Colabora em vários meios de comunicação espanhóis (El País, El Cultural, Vice, Eldiario.es, The Washington Square Review), é autora do romance Las Niñas Prodigio (Fulgencio Pimentel, 2017), vencedor do Prêmio Javier Morote, concedido pelo CEGAL e selecionado pela New Spanish Books, e Soñó con la chica que robaba un Caballo (Lengua de rag, 2021). Participou em várias antologias, é editora de Panza de Burro, de Andrea Abreu (Barrett, 2020) e hoje coordena oficinas de redação em instituições culturais e trabalha como editora. Em 2021, recebeu a Writing Workshop Scholarship da University of Iowa, onde reside atualmente.
O EP COLAB 2022 é um programa de atividades digitais que pretende colocar em contato artistas e entidades culturais espanholas e portuguesas, promovido pela AECID – Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, Embaixada de Espanha em Portugal e Gerador. Descobre mais aqui.