Tal como havíamos feito no Barómetro Gerador Qmetrics de 2019, também em 2020 quisemos perceber até que ponto cada geração julga que a cultura existente no nosso país está mais virada para si ou para outras gerações. A Taxa de representação cultural permite-nos obter um dado de extrema relevância para o trabalho de artistas, agentes e decisores culturais: quem mostra mais contentamento ou decepção com a cultura para o seu segmento etário.

Curiosamente, são os jovens entre os 20 e os 24 anos que sentem menor diferença entre a cultura feita para si e para outras gerações, enquanto que a faixa etária 15-19 é a que se sente menos representada. É também interessante constatar que apenas cerca de 50% dos inquiridos sente que a cultura está pensada para todas as gerações.


Neste sentido, é importante reparar que, quando perguntámos aos inquiridos quais seriam as razões para não quererem consumir mais cultura, a falta de oferta específica surgiu como um dos motivos mais significativos, para além, obviamente, da falta de tempo. As áreas onde a percepção da falta de oferta se destacou mais foram o teatro, com 19%, e a música ao vivo, com 18%.

Novamente o teatro e, desta vez, também as visitas virtuais, são as únicas dimensões em que há mais inquiridos a dizer que preferem outro tipo de conteúdos, do que aqueles com falta de tempo, o que denota um maior desinteresse por estas áreas.

A barreira monetária tem uma presença mais sólida nas razões identificadas para não ir a concertos, com uma percentage importante dos portugueses a referir este aspeto.

O Barómetro Gerador Qmetrics é um estudo anual que analisa a opinião dos portugueses sobre a cultura. Realizado pela primeira vez em 2019, o âmbito do questionário deste ano incidiu, principalmente, nas consequências da pandemia na sociedade e na cultura. Sabe mais sobre o relatório de 2020 aqui e pede o teu relatório completo aqui.

Quinzenalmente mergulhamos no Barómetro Gerador Qmetrics para trazer análises dedicadas ao comportamento da cultura em Portugal. Fica atento aos próximos artigos! 

Síntese Ficha Técnica

O universo do estudo é constituído por indivíduos com idade igual ou superior a 15 anos, residentes em Portugal Continental e Ilhas. A Amostra, com 1.201 entrevistas validadas, foi estratificada por região, sexo e escalão etário, em Portugal Continental, e por Ilhas, e distribuída em cada estrato de acordo com a repartição da população alvo em cada estrato. As entrevistas foram realizadas de 20 de abril a 7 de maio de 2020, através de um questionário aplicado online utilizando o método CAWI (Computer Assisted Web Interview). Os resultados são apresentados com um nível de confiança de 95%. A margem de erro para a média na escala 1 a 10 é de 0,15 pontos e a margem de erro para a proporção é de 2,83 pontos percentuais.