No Barómetro ao Milímetro desta semana iremos analisar a evolução da preocupação dos portugueses em relação à situação atual que vivemos. Tendo em conta as três vagas do estudo Barómetro Gerador Qmetrics, é possível concluir que o optimismo relativamente à pandemia decresceu significativamente em outubro, em comparação com abril/maio.

Apesar de em junho de 2020 os portugueses estarem ligeiramente mais tranquilos, em outubro 40,8% dos inquiridos escolheu a opção “Estou assustado, não sei até que ponto isto pode ir”, em comparação com apenas 25,4% no primeiro Barómetro Gerador Qmetrics deste ano. As faixa etárias que parecem estar mais assustadas são a dos 35/44 e a dos maiores de 55 anos.

Este aumento da preocupação refletiu-se também em todas as zonas do país, mas as Ilhas, o Interior Norte e o Litoral Centro são as zonas que demonstram estar mais receosas.

Apenas 46,5% do total dos inquiridos afirmaram acreditar que estamos no caminho certo apesar de estarem preocupados, em comparação com 64,2% que haviam dado essa resposta na primeira vaga do Barómetro deste ano.

É também natural que em junho 15% dos inquiridos tenham afirmado estar tranquilos e acreditar que em breve a situação estaria resolvida, um número que em outubro volta a cair, situando-se nos 7%, a mesma percentagem de abril/maio.

Barómetro Gerador Qmetrics é um estudo anual que analisa a opinião dos portugueses sobre a cultura. Realizado pela primeira vez em 2019, o âmbito do questionário deste ano incidiu, principalmente, nas consequências da pandemia na sociedade e na cultura. A primeira vaga de análise aconteceu entre abril e maio deste ano, tendo sido já complementada com duas vagas adicionais, uma em junho e outra em outubro, onde foi registada a evolução da situação atual da pandemia aos olhos dos portugueses. Sabe mais sobre o relatório de 2020 aqui e pede o teu relatório completo aqui.

Quinzenalmente mergulhamos no Barómetro Gerador Qmetrics para trazer análises dedicadas ao comportamento da cultura em Portugal. Fica atento aos próximos artigos.

Síntese Ficha Técnica
Universo do estudo é constituído por indivíduos com idade igual ou superior a 15 anos, residentes em Portugal Continental e Ilhas. A Amostra desta terceira vaga intermédia, com 313 entrevistas validadas, foi estratificada por região, sexo e escalão etário, em Portugal Continental, e por Ilhas, e distribuída em cada estrato de acordo com a repartição da população alvo em cada estrato. As entrevistas foram realizadas de 20 a 29 de outubro de 2020, através de um questionário aplicado online utilizando o método CAWI (Computer Assisted Web Interview). Os resultados são apresentados com um nível de confiança de 95%. A margem de erro para a média na escala 1 a 10 é de 0,43 pontos e a margem de erro para a proporção é de 8,48 pontos percentuais.