fbpx
Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Carta do Leitor: Ponto de Vista

Depois de uma estranha sequência de acontecimentos escapei-me do laboratório por uma fenda. Ou por…

Texto de Leitor

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Depois de uma estranha sequência de acontecimentos escapei-me do laboratório por uma fenda. Ou por uma porta, não interessa.

Diminuto, indivisível, indestrutível – eu sou um PONTO DE VISTA.

Agora mesmo encosto-me num canto da sala. – Não nesse. Do outro lado. Isso. Aí. Um ponto de vista.

Tenho circulado imenso agora que sou livre.

Estive num mercado asiático e vi um pangolim espremer uma borbulha purulenta para cima de um morcego com uma ferida aberta. Ou terá sido o inverso? Já não sei. De qualquer das maneiras é nojento. Desculpem.

Mudei-me. Passaram a tossir demais ali.

Vesti umas coisas mais leves e frescas. Mais Europa.

Vim até Itália. Eu sou um ponto de vista posso estar onde quiser. Queria ir ao Carnaval.

Programei mal.

Digo-vos: as máscaras dos olhos passaram para a boca e agora são bem mais aborrecidas. Aqui não é para vestir leve e airoso. Aqui agora é para equipar à séria, se é que me entendem.

Instalei-me num canto do Hospital Central. Eu circulo por onde quero até nas alas restritas. Vi tipos com tubos que saiam pela boca e cujos peitos se insuflavam e recolhiam a um ritmo pouco natural. Achei que que não estava certo, aquilo, mas como sou só um ponto de vista e nada posso fazer, mudei-me de novo.

Madrid.

Aqui fazem filas para lhes porem cotonetes no nariz.

Como num drive-in de hambúrgueres. Vão de carro, abrem a janela e zumba! Cotonete no nariz. Esfregam bem e depois guardam num frasquinho que é depois muito bem guardado e etiquetado. Vejam bem. Sei disto porque vi. Sou um ponto de vista.

Resolvi espiar uma casa, sempre tive curiosidade de ver o que se passa nas outras casas. Entrei de mansinho pela janela das traseiras, que era a do quarto. Estava uma mulher a dormir. Confirmei as horas. Quarto da tarde. Está certo. É a sesta.

Avancei para a sala.

Relatório:

2 (dois) miúdos a jogar uma cena com dados

1 (um) adulto sentado no sofá

O adulto apresenta auscultadores a volta do pescoço, comando da televisão na mão e um livro no colo.

Ri-me daquilo.

Vejam bem: os miúdos já não suportam tecnologias. Enjoaram. Agora descobrem com entusiasmo os jogos de mesa. Os adultos, emocionados, assoberbados mesmo, felizes no fundo, por terem finalmente tempo para estar em casa nem sabem bem como aproveitar. Ou por onde começar. Ouvir música ou ver um filme? Ler um livro ou banho de espuma? O que fazer? O que fazeeeer?

Bem… Repetir esta pergunta duas vezes seguidas é entrar em estado de ansiedade. Cuidado.

O que fazer?

Três vezes é o sinal. É ordem para abrir uma garrafa de vinho a fim de acalmar.

O tipo levanta-se e vai à cozinha e volta a cheirar uma rolha. Vejo como tenta ali encontrar os aromas madeirados, frutados, fortes, fracos, doces, casca de árvore, casca de uva. Como não encontra facilmente isto tudo enfia o nariz dentro do copo cheio que também veio da cozinha.

Ah! Maravilhoso. Inala novamente a ver se nada escapou. Ah! Nada escapou. Bebe um trago.

Eu aproximo-me do copo para também cheirar mais de perto. Ninguém dá por mim. Sou um ponto de vista. Deixo-me estar ali por um bocado. O tipo finge que lê enquanto vai bebendo o vinho. Vou dar uma olhadela à estante.

Hum… Ok… Bem… Muito bem… Gosto… Hum… Certo… Oh-Oh.

Nos últimos quinze minutos não voltou a página. Está a pensar. Vejo daqui as ideias a tomar forma, primeiro um ponto brilhante que aumenta e depois há um momento em que o tipo olha para o vazio e faz um leve sorriso (se a ideia for boa) e de seguida, Pufff. Esfuma-se. Nuvem de gás. Ele não a apanha. Deixa-a ir.

Pena. Era boa, do meu ponto de vista.

E do vosso?

Um abraço,
Ponto
19 de Abril Vinte Vinte.

Se quiseres ver um texto teu publicado no nosso site, basta enviares-nos o teu texto, com um máximo de 4000 caracteres incluindo espaços, para o geral@gerador.eu, juntamente com o nome com que o queres assinar. Sabe mais, aqui.
Texto de Ponto

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

18 Abril 2024

Carta do Leitor: Cidades Híbridas: onde podemos libertar as nossas cidades interiores!

28 Março 2024

Carta do Leitor: Conversa com a minha doença autoimune

7 Março 2024

Carta do Leitor: Guia-modelo de Competências de Liderança

3 Março 2024

Carta do leitor: O profano do sagrado quotidiano

22 Fevereiro 2024

Carta do Leitor: Os blogs empresariais vão sofrer o  efeito Milankovitch este ano

11 Fevereiro 2024

Carta do Leitor: Quem quer comprar um imigrante?

4 Fevereiro 2024

Excerto manifesto anti-exames

28 Janeiro 2024

Carta do Leitor – Desconstruir a Neuronormatividade: um chapéu de cada vez 

14 Janeiro 2024

Carta do Leitor: Stream of consciousness pluvial 

7 Janeiro 2024

Carta do Leitor – “Teias de lítio”: a prova de que os relatórios de impacte ambiental estão a falhar

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Práticas de Escrita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Narrativas animadas – iniciação à animação de personagens [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Pensamento Crítico [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online e presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Soluções Criativas para Gestão de Organizações e Projetos [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação à Língua Gestual Portuguesa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

O Parlamento Europeu: funções, composição e desafios [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online ou presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Produção de Eventos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Comunicação Digital: da estratégia à execução [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

22 ABRIL 2024

A Madrinha: a correspondente que “marchou” na retaguarda da guerra

Ao longo de 15 anos, a troca de cartas integrava uma estratégia muito clara: legitimar a guerra. Mais conhecidas por madrinhas, alimentaram um programa oficioso, que partiu de um conceito apropriado pelo Estado Novo: mulheres a integrar o esforço nacional ao se corresponderem com militares na frente de combate.

Saber mais

1 ABRIL 2024

Abuso de poder no ensino superior em Portugal

As práticas de assédio moral e sexual são uma realidade conhecida dos estudantes, investigadores, docentes e quadros técnicos do ensino superior. Nos próximos meses lançamos a investigação Abuso de Poder no Ensino Superior, um trabalho jornalístico onde procuramos compreender as múltiplas dimensões de um problema estrutural.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0