Hoje, 12 de setembro pelas 19h30, vai falar-se de jazz na Central Gerador, tendo por base a grande reportagem de investigação jornalística da Revista Gerador 27, já nas bancas.

Para tal, convidámos várias personalidades da área do jazz em Portugal a sentarem-se connosco: Beatriz Nunes, Gonçalo Marques, João Moreira dos Santos e Nuno Catarino.

Beatriz Nunes é cantora e compositora. Em 2018 edita o seu primeiro álbum de originais Canto Primeiro, gravado com o apoio da Fundação GDA. Colaborou com o Coro Gulbenkian, recebeu a bolsa do New York Voices Summer Camp em Toledo, Ohio (EUA) e está a frequentar o Mestrado em Ensino da Música na ESML.

Gonçalo Marques estudou trompete no Hot Clube de Portugal e na Berklee College of Music, em Boston. Já tocou com músicos como Demian Cabaud, Bruno Pedroso, André Sousa Machado, Bernardo Moreira, Marcos Cavaleiro, Jeff Williams, Bill McHenry, Jacob Sacks, Guillermo Klein, Masa Kamaguchi, John O’Ghallager, entre muitos outros.

Nuno Catarino é crítico de jazz. Em 2003 criou o primeiro blog português sobre jazz, A Forma do Jazz. Escreve para a Bodyspace, a Jazz.pt e o Público, onde publica críticas regulares no suplemento Ípsilon.

Por fim, João Moreira dos Santos, o moderador da conversa, é doutorado em Ciências da Comunicação pelo ISCTE, e tem realizado o seu percurso profissional entre o mundo académico, empresarial e cultural. Presentemente, é autor do Jazz a Dois (RTP/Antena 2), distinguido em 2018 com o Prémio Autores, da Sociedade Portuguesa de Autores, na categoria de Melhor programa de rádio.

Descobre a programação completa do mês de setembro aqui e fica atento ao Facebook e Instagram oficiais da Central Gerador para descobrires mais novidades.

Onde fica a Central Gerador?

A entrada faz-se pela Rua Luis Pastor de Macedo, nas traseiras do edifício da Junta de Freguesia do Lumiar, pelo portão verde que estará aberto. A Central Gerador fica no Largo das Conchas, Casa da Cidadania, nº 5, Lumiar (Lisboa).