A dieta mediterrânea, declarada Património Cultural Imaterial da Humanidade em 2013, é partilhada por vários países da bacia do Mediterrâneo, como Chipre, Croácia, Espanha, Grécia, Itália, Marrocos e Portugal, está no ADN da cozinha espanhola e portuguesa.

A relação gastronómica entre Espanha e Portugal é ainda mais estreita. O espaço e experiências históricas partilhadas ao longo do tempo levaram à criação de uma cultura culinária comum, com múltiplas coincidências e influências recíprocas, embora com perfis bem definidos, que lhe conferem personalidade própria, sempre com peculiaridades diferenciadas, mas com muitos elementos comuns, dentro de uma grande riqueza e diversidade.

De Mãos Dadas é um projeto digital do Conselho Cultural da Embaixada de Espanha em Portugal que pretende mostrar os pontos de união, quer sejam históricos, artísticos, geográficos ou pessoais que, ao longo da história e na atualidade, fizeram de Espanha e Portugal países vizinhos que caminham de mãos dadas. 

O projeto Mãos Dadas está a ser divulgado no âmbito do programa EP COLAB 2021. Promovido pela AECID – Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o DesenvolvimentoEmbaixada de Espanha em Portugal e Gerador, este é um programa de atividades digitais que pretende colocar em contato artistas e entidades culturais espanholas e portuguesas. Descobre mais aqui.