Pelo Dia Mundial das Cidades celebrado hoje, dia 31 de outubro, queremos trazer esta comparativa entre duas cidades patrimoniais, faros culturais de regiões transfronteiriças como o Alentejo e Extremadura que mostram a riqueza cultural e patrimonial do território comum que partilham Espanha e Portugal.

As cidades de Mérida e Évora têm um passado comum e romano, assim como ambas as cidades foram declaradas Património Mundial da Humanidade, Évora desde 1986 e Mérida desde 1993 e a segunda em 1986. As duas com um postal parecido conformado pela icónica imagem que representam os bem conservados templos de Diana de uma e outra cidade.

Atualmente, Mérida e Évora trabalham conjuntamente na valorização do património, a cultura e o turismo de ambas as cidades e, por extensão, de Extremadura e o Alentejo.

De Mãos Dadas é um projeto digital do Conselho Cultural da Embaixada de Espanha em Portugal que pretende mostrar os pontos de união, quer sejam históricos, artísticos, geográficos ou pessoais que, ao longo da história e na atualidade, fizeram de Espanha e Portugal países vizinhos que caminham de mãos dadas. 

O projeto Mãos Dadas está a ser divulgado no âmbito do programa EP COLAB 2021. Promovido pela AECID – Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o DesenvolvimentoEmbaixada de Espanha em Portugal e Gerador, este é um programa de atividades digitais que pretende colocar em contato artistas e entidades culturais espanholas e portuguesas. Descobre mais aqui.