De Mãos Dadas é um projeto digital do Conselho Cultural da Embaixada de Espanha em Portugal que pretende mostrar os pontos de união, quer sejam históricos, artísticos, geográficos ou pessoais que, ao longo da história e na atualidade, fizeram de Espanha e Portugal países vizinhos que caminham de mãos dadas.

Hoje, 13 de novembro, celebra-se o Dia Mundial da Dieta Mediterrânea e destaca-se, no âmbito deste projeto, este que é um símbolo cultural de Portugal e Espanha, preservado e partilhado entre os dois países ao longo de várias gerações.

Com um profundo respeito pelos alimentos locais e a sua sazonalidade, a Dieta Mediterrânea valoriza técnicas culinárias tradicionais, nomeadamente práticas, rituais, tradições e símbolos que estão ligados às culturas agrícolas, pesca e pecuária e, ainda, ao processo de confecção, partilha e consumo de alimentos nos países à volta do Mar Mediterrâneo.

É uma dieta simples, que tem por base o consumo de alimentos frescos e naturais como azeite, frutas, legumes, cereais, leite e queijo mas, também, formas de confecção que preservam as qualidades nutricionais dos alimentos, como os tradicionais estufados, refugados, caldeiradas, sopas, entre outros.

O projeto Mãos Dadas está a ser divulgado no âmbito do programa EP COLAB 2020. Promovido pela AECID – Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o DesenvolvimentoEmbaixada de Espanha em Portugal e Gerador, este é um programa de atividades digitais que pretende colocar em contato artistas e entidades culturais espanholas e portuguesas. Descobre mais aqui.

Ilustração de Priscilla Ballarin

maos-dadas-ep-colab-gerador