De Mãos Dadas é um projeto digital do Conselho Cultural da Embaixada de Espanha em Portugal que pretende mostrar os pontos de união, quer sejam históricos, artísticos, geográficos ou pessoais que, ao longo da história e na atualidade, fizeram de Espanha e Portugal países vizinhos que caminham de mãos dadas. 

Os Parque Nacional da Peneda-Gerês (Portugal) e Baixa Limia-Xurés (Espanha) são uma das maiores atrações naturais da Península Ibérica, não só pela beleza paisagística e valor ecológico e etnográfico, como pela variedade de fauna e flora.

É considerado pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera, de forma a possibilitar a conservação do solo, água, flora, fauna e paisagem. Desde 1997 que os dois parques, o espanhol de um lado e o português de outro, formam o Parque Transfronteiriço Gerês-Xurés e a Reserva da Biosfera com o mesmo nome.

O projeto Mãos Dadas está a ser divulgado no âmbito do programa EP COLAB 2020. Promovido pela AECID – Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o DesenvolvimentoEmbaixada de Espanha em Portugal e Gerador, este é um programa de atividades digitais que pretende colocar em contato artistas e entidades culturais espanholas e portuguesas. Descobre mais aqui.

Ilustração de Priscilla Ballarin

geres-ep-colab-gerador