O Sobressalto é o projeto do Gerador e da ZERO que une a cultura e o ambiente, criando ferramentas para a transição verde e promovendo reflexões e debates junto da comunidade cultural. Queremos apoiar a comunidade cultural nesta transição, entre outras ações, publicando regularmente um conjunto de reflexões, recomendações e ferramentas.

Lançámos, anteriormente, um manual com uma breve introdução às boas práticas ambientais para a comunidade cultural que se dirigia, maioritariamente, a artistas ou autores, e que pode ser consultado aqui. Se primeiro quisemos começar pelas ações individuais, queremos agora trazer também um conjunto de propostas que podem ser aplicadas por entidades coletivas, equipas e espaços culturais.

Descarrega aqui o manual com uma introdução às boas práticas ambientais para espaços e entidades.

Mais uma vez, abordamos tópicos gerais e outros que dizem respeito a áreas artísticas mais específicas, mas o principal objetivo é o de incitar a uma reflexão mais alargada que ajude um maior número de pessoas a repensar o seu quotidiano e as suas práticas, adaptando esta recomendações ao seu próprio contexto, sempre consoante as possibilidades e necessidades de cada um, mas tendo em conta o futuro de todos.

Para reduzir a nossa pegada ambiental é necessário inovar, fazer escolhas informadas e monitorizá-las, tendo em consideração os impactos dos materiais e dos recursos que utilizamos para produção e apresentação do trabalho artístico, do início ao fim. Viver em equilíbrio com o planeta é uma necessidade comum e, como tal, acreditamos que estas práticas devem ser incentivadas pelos espaços e entidades culturais que podem, assim, promover uma relação mais harmoniosa entre as pessoas e o meio em que se inserem.

Acompanha o projeto Sobressalto aqui.

sobressalto-entidades-gerador