Em agosto, o Centro Cultural de Belém apresenta dois espetáculos, Morte de um caixeiro viajante, entre os dias 6 e 15, e Praça dos Heróis, de 20 a 22 do mesmo mês, integrados no programa Destemporada. Ambos os espetáculos são coproduzidos pelo Teatro Nacional D. Maria II.
Jorge Silva Melo é o encenador da peça Morte de um caixeiro viajante, a par com Arthur Miller, numa produção dos Artistas Unidos em coprodução com o Teatro Nacional D. Maria II e o Teatro Nacional São João. “Uma tragédia moderna do cidadão comum, que encontra na impotência do fracasso a derradeira violência”, escrita no período pós-guerra, torna-se um retrato cru do intitulado “sonho americano”.


Já o espetáculo Praça dos Heróis, do escritor austríaco Thomas Bernhard, conta com a produção da Estado Zero, e coprodução com o Teatro Nacional D. Maria II. Escrito em 1988, Praça dos Heróis assinala o centenário do Burgtheater, histórico teatro vienense. A peça vem reviver “o branqueamento histórico que permitiu que a Áustria se assumisse como a primeira vítima do III Reich, ao invés de um primeiro aliado”.
Local: Centro Cultural de Belém, Lisboa
Horário: 6 a 15 de agosto e 20 a 22 de agosto
Preço: Consulte mais informações aqui.
Fotografias de Jorge Gonçalves e Filipe Ferreira