fbpx
Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Drawing Room Lisboa está de regresso, também online e com espaço para artistas sem galeria

A 3.ª edição desta feira de arte contemporânea especializada em desenho acontece, presencialmente, de 14…

Texto de Flavia Brito

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

A 3.ª edição desta feira de arte contemporânea especializada em desenho acontece, presencialmente, de 14 a 18 de outubro, na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa. Mas também online, na #DrawingRoomStore, onde dezoito galerias internacionais se juntam às vinte galerias do programa geral, mais dois projetos. Também a programação paralela decorrerá maioritariamente em formato digital e live.

O desenho contemporâneo português é o destaque deste ano. No espaço físico, a feira decidiu privilegiar as galerias e artistas nacionais, bem como algumas galerias espanholas pela presença da feira congénere Drawing Room Madrid. Filomena Soares, Uma Lulik, Módulo, Carlos Carvalho, Bruno Murias, Fonseca Macedo de Ponta Delgada e Kubik do Porto são exemplos de galerias que já marcavam presença na edição de Lisboa e que regressam este ano para mais uma participação. Entre os 60 artistas que integram esta mostra presencial podemos encontrar Paula Rego, Helena Almeida, Paulo Brighenti, Pedro Barateiro, Joana Pimentel, Pedro Calapez, Vasco Barata, Alexandre Conefrey, Paulo Damião, Vera Mota, Sara Bichão, Rui Horta Pereira e Paulo Lisboa.

As restantes galerias internacionais - do Brasil, Argentina, Colômbia, Inglaterra, Holanda, Itália e Espanha - terão espaço nesta edição num complemento online da feira, contribuindo desta forma para a reativação do mercado da arte contemporânea do desenho e fomentar novas oportunidades de negócio.

"Seremos a única feira de arte que poderá ser realizada este ano, pelo que todos os amantes de arte estão ansiosos por vir e nós estamos ansiosos por recebê-los", partilha Mónica Alvarez, diretora da Drawing Rooom Lisboa, com o Gerador. "Além disso, criámos uma plataforma digital onde são exibidas as obras da feira, mais as 18 galerias internacionais que integram o projeto, totalizando mil obras de arte apresentadas."

Artistas sem galeria ganham espaço nesta edição

Este ano, a iniciativa dará também espaço a artistas sem galeria, numa mostra coletiva também disponível para venda. A exposição “O sol de inverno: o cavalo congela a minha sombra” reúne obras de doze artistas, que refletem sobre os modos atuais de produção de imagens desenhos, nomeadamente, Adriana Proganó, Fátima Moreno, Fernando Brito, Francisca Carvalho, Gonçalo Pena, Irene Buarque, Mané Pacheco, Marco Franco, Mariana Gomes, Mattia Denisse, Pedro Henriques e Von Calhau.

"A edição deste ano, tão estranho e difícil para muitas pessoas, quer lançar um mensagem de apoio aos artistas. Por este motivo, adicionamos ao nosso habitual programa geral, onde participam vinte galerias, dois projetos site specific de artistas em início de carreira - neste caso, Guillermo de Foucault e os irmãos moçambicanos Santos e Rodrigo Mabunda - e uma exposição, comissariada por Natxo Checa, de artistas que não dispõem de galeria para os representar em Portugal", conta a diretora.

"Além disso, um percurso pelos mupis da cidade de Lisboa, que mostra desenhos de 30 alunos finalistas de Belas Artes e Ar.co, confirma que o desenho desperta um grande interesse em jovens artistas", acrescenta Mónica Alvarez, sobre uma nova iniciativa da Drawing Room Lisboa, com o patrocínio da Fundação PLMJ e a colaboração da Câmara Municipal de Lisboa, que traz o desenho a todos os lisboetas, convidando-os a percorrer uma rota de descoberta pelo centro da cidade.

Nesta edição manter-se-á ainda o habitual espaço editorial com uma versão digital para os lançamentos de edições e múltiplos.

Texto por Flávia Brito
Fotografias de Pauliana V. Pimentel ©

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

16 Abril 2024

‘Psiquiatria Lenta’: Crónicas de João G. Pereira no Gerador editadas em livro

9 Abril 2024

Fernando Dacosta: “Baixou-se o nível das coisas que fomenta a infantilização das pessoas”

3 Abril 2024

Festival Bons Sons convida o público a viver a aldeia em toda a sua diversidade

2 Abril 2024

Mariana Vieira da Silva: Marcelo “será visto como alguém que contribuiu para a instabilidade”

26 Março 2024

Diana Andringa: “o jornalismo está a colaborar na criação de sociedades antidemocráticas”

19 Março 2024

Leonor Chicó: “no nosso quintal já se sentem os efeitos da crise climática” 

16 Março 2024

José Pacheco Pereira atribuiu nota 7 à probabilidade de uma guerra na Europa

12 Março 2024

A Open Food Facts quer empoderar os consumidores através da informação

5 Março 2024

Bolsa Amélia Rey Colaço abre candidaturas para 7ª edição

29 Fevereiro 2024

50 Abris: diferentes retratos da liberdade precisam de apoio para sair em livro

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Narrativas animadas – iniciação à animação de personagens [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Soluções Criativas para Gestão de Organizações e Projetos [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação à Língua Gestual Portuguesa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

O Parlamento Europeu: funções, composição e desafios [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online ou presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online e presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Produção de Eventos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Pensamento Crítico [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Práticas de Escrita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Comunicação Digital: da estratégia à execução [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

22 ABRIL 2024

A Madrinha: a correspondente que “marchou” na retaguarda da guerra

Ao longo de 15 anos, a troca de cartas integrava uma estratégia muito clara: legitimar a guerra. Mais conhecidas por madrinhas, alimentaram um programa oficioso, que partiu de um conceito apropriado pelo Estado Novo: mulheres a integrar o esforço nacional ao se corresponderem com militares na frente de combate.

1 ABRIL 2024

Abuso de poder no ensino superior em Portugal

As práticas de assédio moral e sexual são uma realidade conhecida dos estudantes, investigadores, docentes e quadros técnicos do ensino superior. Nos próximos meses lançamos a investigação Abuso de Poder no Ensino Superior, um trabalho jornalístico onde procuramos compreender as múltiplas dimensões de um problema estrutural.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0