fbpx
Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Ensaios e Outros Olhares: a seleção do Caminhos do Cinema Português

Depois da programação do Festival Caminhos do Cinema Português ser apresentada, chegou a vez dos filmes…

Texto de Patricia Silva

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Depois da programação do Festival Caminhos do Cinema Português ser apresentada, chegou a vez dos filmes que integram as competições da Seleção Ensaios e Outros Olhares.

O festival que decorre até dia 5 de dezembro reúne desde filmes produzidos em contexto académico ou de formação técnico-profissional, a exercícios ensaísticos e experimentais.

No caso da Seleção Ensaios, dedica-se a avaliar produções realizadas com um contexto mais académico ou de formação técnica e profissional e atribui três prémios: o Melhor Ensaio Nacional, o Melhor Ensaio Nacional de Animação e o Melhor Ensaio Internacional.

Fotografia de Jeremy Yap via Unsplash

Voltada para trabalhos de escolas portuguesas e estrangeiras, as amostras serão realizadas entre os dias 13 a 19 de novembro com cerca de sete sessões, no mítico Estúdio 2 das Galerias Avenida:

Sessão 1

  • Bunker or Tales I Heard When The World Fell (João Estrada)
  • Loop (Ricardo M. Leite)
  • The Swap (Pedro M. Afonso)
  • LIGHT (Guilherme Bosco)
  • Offbeat (Myrte Ouwerkerk)
  • I Grew a Statue (Aaron Arens)
  • Black Lead (Arthur Valter, Robin Delmond, Fanny Lambert, Lino Talfer, Noémie Six e Théo Emsellem)
  • ABYSS (Abismo)

Sessão 2

  • Afternoon Sun (Gonçalo Pina)
  • The Cow of Fire (Vasco de Oliveira)
  • Gynoecium (Tomás Maia Pinto)
  • To You on the Eve of Isolation (Óscar Ferreira)
  • Lascas (Natália Azevedo Andrade)
  • Ouro Sobre Azul (Andreia Pereira da Silva)
  • Round 0 (Sonia Ladidà Schiavone)
  • My Mum's Letters (Antonio Sequeira)
  • A Greenhouse (Francisco Pereira Coutinho)

Sessão 3

  • Alvorada (Carolina Neves)
  • September (Ricardo Mata)
  • Príncipe (João Monteiro)
  • Sea Shepherd (Débora Mendes)
  • 7 minutos (Christian Schneider)
  • Panopticon (João Pedro Mateus)
  • CARGO (Christina Tournatzés)
  • Suddenly Blank (Lucas Silva, Coralie Hugot, Juliette Fremaux, Thibaut Lorillard e Valentin Cottenye)
  • XY (Anna Karín Lárusdóttir)
  • Longa Distância (Jean-Luc Moniz)

Sessão 4

  • MNEMOSYNE (João Duque)
  • Dente-de-Cão (Elmano Diogo)
  • Obduct (Henrique Rocha)
  • Calcamar (Inês Moreira)
  • Goliath's Henrychment (Luís Magina)
  • Embers (Adriano Palha)
  • Hotaru (Marta Ribeiro)
  • Exist! (Luca Zuberbühler)
  • As long as our hearts can beat (Jason Mégrelis, Sylvan Charmasson, Charlotte Dudzicki, Kévin Lagrue, Marion Légier, Hradini Parikh, Léa Zafrilla)
  • (Patrick Hanser)
  • MEIDAGEN - DAYS OF MAY (Juri Ferri)
  • NESTOR (João Gonzalez)

Sessão 5

  • WE, THE SLOW (Jeanne Waltz)
  • The Death of Isaac (Fábio Silva)
  • I Don't Like 5 PM (Francisco Dias)
  • 9/10 (Ricardo Vieira Lisboa)
  • Tobacconist's (Francisco Dias)
  • Before now than what's coming. (Leonard Collette e Mariana Silveira)
  • Tonight (Tomás Barão da Cunha)
  • THE DEATH OF MY MOTHER (Gerrit Kuge)
  • Water and Salt (Luisa Mello)
  • Altas, as Gaivotas (Marianne Harlé)
  • Cellfie (Débora Mendes)

Sessão 6

  • Rio Torto (Mário Veloso)
  • The President Wears Nothing (Clara Borges e Diana Agar)
  • GASTÃO (Tânia Teixeira)
  • A importância de ser Cristina (Mariana Castiñeiras)
  • Hands of Silver (Catarina Gonçalves)
  • WHEN YOU GROW UP (Max Baggermann)
  • Around Copacabana (Leonardo Martinelli)
  • autumn colors (Lucas Tavares)
  • Pedro's Home (Eneos Çarka)

Sessão 7

  • Lembra-me da Vida Ali (João Pedro Barriga)
  • The Seventh Wing (Débora Gonçalves)
  • The Two Tales (Isaac Knights-Washbourn)
  • Collecting Time (Christos Sagias)
  • Portrait of a man as an island. (João Pedro Soares)
  • E o tempo passou (Maria Duarte)

Fotografia de Aneta Pawlik via Unsplash

Quanto à Seleção Outros Olhares, reúne exercícios ensaísticos e experimentais que valorizam a sensação em detrimento do argumento. Por outras palavras, valoriza os olhares sobre a prática e o exercício cinematográfico.

As amostras desta seleção também decorrem entre os dias 13 a 19 de novembro com sete sessões, no mesmo local:

Sessão 1

  • Pas de Quoi (Paulo Filipe Monteiro)
  • We Are All on the Same Bus (Nuno Serrão)
  • Busca na Roda (Tiago Afonso)
  • Sonho de um Verão (Inês Nunes)
  • Sério Fernandes: O Mestre da Escola do Porto (Rui Garrido)


Sessão 2

  • Sábàtina (Rafael dos Santos)
  • Azul e Prata (João Coroa Justino)
  • The Kiss (Miguel De)
  • Carnage (Francisco Valente)
  • Red Green (Pedro Palma)
  • Anticorpo (André Martins)
  • Selvajaria (Camila Vale)


Sessão 3

  • My Father has a Gun (Ana Mendes)
  • Semanas de Areia, Meses de Cinza, Anos de Pó (Rita Macedo)
  • Parto sem Dor (Maria Mire)
  • Sonhámos um País (Camilo de Sousa e Isabel Noronha)


Sessão 4

  • A Menina Analógica (Sónia Amen)
  • Entre Seres (André Ben Birken)
  • Silêncio: Vozes de Lisboa (Judit Kalmár e Céline Coste Carlisle)


Sessão 5

  • Como Gado (Matilde Calado)
  • Adeus aos Livros (Diego Quinderé de Carvalho)
  • A Rainha (Lúcia Pires)
  • Salazácula (Pedro Réquio)
  • Boca do Inferno (Luís Porto)
  • Adeus Senhor António (Júlia Buisel)


Sessão 6

  • O mar já não pára aqui (Pedro Augusto Almeida)
  • Mistérios Negros (Pedro Lino)
  • Espectros da Terra (Daniel e Clara)
  • A Dança do Cipreste (Mariana Caló e Francisco Queimadela)
  • Ana & Maurizio (Catarina Mourão)


Sessão 7

  • Meine Liebe (Clara Jost)
  • A Mil e Oitocentas Milhas de Zarzis (Richard de Almeida)
  • Bustagate (Welket Bungué)
  • SOA (Raquel Castro)

Texto por Patrícia Silva
Fotografias de cortesia do Festival
O Gerador é parceiro do Festival Caminhos do Cinema Português

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

26 Abril 2024

Boca a Boca com Diana Andringa e Alexandre Cortez

26 Abril 2024

JP Simões canta José Mário Branco no Oeiras Ignição Gerador

26 Abril 2024

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

25 Abril 2024

Disco riscado: Todos procuramos um lugar a que possamos chamar casa

25 Abril 2024

Liberdade, com L maduro!

25 Abril 2024

Flávio Almada: “Se depender da classe que está lá em cima, nós vamos morrer de fome”

24 Abril 2024

Lara Seixo Rodrigues: “É negada muita participação cultural a pessoas com deficiência”

23 Abril 2024

O triângulo da pobreza informativa na União Europeia. Como derrubar este muro que nos separa?

23 Abril 2024

Oeiras Ignição Gerador. André Teodósio numa apresentação única

23 Abril 2024

Levamos a vida demasiado a sério

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Produção de Eventos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Pensamento Crítico [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação à Língua Gestual Portuguesa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online e presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Soluções Criativas para Gestão de Organizações e Projetos [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Práticas de Escrita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Narrativas animadas – iniciação à animação de personagens [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Comunicação Digital: da estratégia à execução [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online ou presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

O Parlamento Europeu: funções, composição e desafios [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

22 ABRIL 2024

A Madrinha: a correspondente que “marchou” na retaguarda da guerra

Ao longo de 15 anos, a troca de cartas integrava uma estratégia muito clara: legitimar a guerra. Mais conhecidas por madrinhas, alimentaram um programa oficioso, que partiu de um conceito apropriado pelo Estado Novo: mulheres a integrar o esforço nacional ao se corresponderem com militares na frente de combate.

1 ABRIL 2024

Abuso de poder no ensino superior em Portugal

As práticas de assédio moral e sexual são uma realidade conhecida dos estudantes, investigadores, docentes e quadros técnicos do ensino superior. Nos próximos meses lançamos a investigação Abuso de Poder no Ensino Superior, um trabalho jornalístico onde procuramos compreender as múltiplas dimensões de um problema estrutural.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0